O secretário municipal de Obras, arquiteto Edmilson Queiroz Dias, prometeu para dezembro o início das obras de pavimentação asfáltica no Parque Jaraguá. Parte do bairro vai receber o benefício através de verba liberada pelo Governo do Estado conquistada pelo deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).
No dia 8 de junho deste ano, o tucano se reuniu com o prefeito Nilson Costa (PPS) e moradores do Jaraguá para discutir o encaminhamento dos R$ 300 mil liberados pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para pavimentar parte das ruas do bairro.
Nesses quatro meses que se passaram, os moradores do Jaraguá, através de sua associação, definiram critérios e prioridades para indicar as ruas que vão receber o benefício. Ficou acertado que vão receber o asfalto as vias que são corredores de ônibus circulares, de escolas e praças, de interligações com ruas que já têm pavimentação e que tenham sistema de galerias de captação de águas pluvias.
As obras serão executadas por trabalhadores da própria Prefeitura, o que vai baratear o custo. No total, 14 quadras vão receber a pavimentação. A Administração, no entanto, estuda a ampliação do benefício com a participação dos moradores, através do sistema que se chama asfalto comunitário, podendo estender o benefício a outras 18 quadras.
Bairro carente
Tobias explicou que a escolha do bairro para a aplicação da verba de R$ 300 mil foi feita em comum acordo com o prefeito. O deputado considera o Parque Jaraguá uma das regiões mais pobres da cidade, desprovida de infra-estrutura. O bairro já tem mais de 30 anos de existência e falta praticamente tudo, justificou.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Jaraguá, João Fedriz Filho, o bairro está assentado em cerca de 120 quadras, das quais apenas 15 estão asfaltadas. Residem na região aproximadamente nove mil pessoas.
Na reunião do dia 8 de junho deste ano, as lideranças aproveitaram o encontro com o prefeito para cobrar mais atenção da Administração Municipal. O prefeito disse que faz o possível para atender as necessidades do local, de acordo com as condições financeiras da Prefeitura. Mas ele ressaltou as benfeitorias já inauguradas no bairro por seu governo.
Foi o prefeito quem incentivou os próprios moradores a definirem as ruas que vão receber o asfalto. Ele deixou claro que a vontade dos moradores seria acatada pela Administração.