07 de dezembro de 2025
Geral

Fibras auxiliam na perda de peso

Fabiana Teófilo
| Tempo de leitura: 2 min

As fibras, por darem sensação de satisfação, auxiliam nas dietas alimentares.

Os obesos sofrem com a reeducação alimentar. A maioria dos obesos tem o peso acima daquilo que é considerado normal porque não sabem comer corretamente. Uma alimentação ideal é aquela que contém todos os nutrientes em quantidades necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Como as fibras têm poder de saciedade, a vontade de ingerir guloseimas, como doces, por exemplo, acaba ficando de lado. Assim, é possível fazer uma dieta para diminuir o peso e, conseqüentemente, melhorar a qualidade da alimentação, melhorando a pele, cabelo, unhas e, principalmente, a qualidade de vida.

De acordo com a nutricionista Simone Tonelli Grassi, as fibras influenciam no organismo de diversas maneiras, merecendo destaque no seu papel no metabolismo de carboidratos, gorduras e outros nutrientes. São clássicos seus efeitos sobre o peso das fezes e melhora do trânsito intestinal (acelerando) e auxiliando na formação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre.

Estão sendo estudadas também a função de barreira no intestino delgado e grosso e também os benefícios imunológicos.

Simone é nutricionista do SPA Espaço Light, em Piratininga, onde cuida e aconselha vários obesos que buscam aprender a se alimentarem de uma forma mais saudável. Ela explicou que algumas pessoas vão para o SPA apenas para aprender a comer. Quando se inicia um trabalho de reeducação alimentar, fazendo com que a pessoa coma de tudo em pequenas quantidades, colocamos as fibras na alimentação da pessoa. Como a fibra tem um poder de saciedade muito grande, o tempo no qual o obeso buscaria uma guloseima ou um belisco durante o dia, estará preenchido com o alimento rico em fibra, afirmou.

A nutricionista disse, ainda, que ao começar introduzir a fibra na refeição, melhora também a qualidade dessa alimentação, fazendo com que o intestino funcione melhor, deixando a pele mais bonita e os cabelos, as unhas ficam mais fortalecidos.

Deixando as guloseimas de lado, a pessoa deixa de ingerir uma quantidade grande de gorduras e açúcares. Trocando esses alimentos por fibras, sem dúvida, todo o funcionamento do organismo melhora, beneficiando a saúde do indivíduo.

Simone disse que os obesos, geralmente, não comem a quantidade de fibra recomendada por dia. É preciso muita força de vontade e conhecer os alimentos para comer bem. Suplementos podem ser evitados se a pessoa aprender a se alimentar bem, afirmou.

Ela contou que no SPA são oferecidas de 20 a 30 gramas de fibras diárias, num total de 600 calorias. Os dois tipos de fibras, solúvel e insolúvel, sempre estão presentes na alimentação.