07 de dezembro de 2025
Geral

MEMÓRIAS DA EX-NOB

Dorival Nogueira
| Tempo de leitura: 2 min

Logo que li a Tribuna do Leitor do JC de 7/10, Memórias da ex-NOB, de autoria de Vivaldo Pitta, liguei para o meu pai, Aristides Nogueira, aposentado da ex-NOB, com 93 anos de idade e residente em Jaú, na casa de minha irmã Mirtila e relatei a ele a íntegra do que foi publicado.

De imediato o meu pai foi dizendo o número do bilhete premiado: n.º 13.912 (e que deu no 1.º prêmio)! Eu achei um assombro da memória do meu pai em lembrar até o número do bilhete premiado, cujo fato ocorreu em 1934! Pelo telefone o meu pai disse que o cambista veio da cidade de Pirajuí, que é próxima a Lauro Müller, adentrou o armazém de secos e molhados de propriedade do meu tio, sr. José Alves Nogueira, oferecendo o bilhete de loteria a eles. O meu pai trabalhava no armazém como caixeiro vendedor, e o meu tio não comprou o bilhete do cambista mas, no dia seguinte, telefonou para São Paulo e pediu para mandar um bilhete inteiro, isso na Casa Lotérica Fasanello de São Paulo.

O meu pai comentou que o cambista naquele dia percorreu as fazendas Corredeira e Cachoeirinha, do povoado de Lauro Müller mas não conseguiu vender o bilhete, e que na volta das fazendas resolveu oferecer o bilhete na estação ferroviária local. O chefe da estação, sr. João Vieira de Godoy, solicitou a um funcionário a se dirigir até o armazém e pedir emprestado ao meu tio Zéca um pouco de dinheiro para complementar o total do bilhete a ser comprado por ele. O meu tio emprestou o dinheiro que faltava e o sr. Godoy pôde efetuar a compra do bilhete.

No dia do sorteio da Loteria Federal, o meu tio chamou os moradores do local e inclusive os ferroviários, ligou o rádio e o locutor anunciou o número sorteado no 1.º prêmio - 13.912! O meu tio, juntamente com todos os presentes saíram correndo em direção à estação ferroviária e o sr. Godoy efetuou a abertura do cofre da estação retirando o bilhete premiado, e a seguir fizeram a festa de confraternização pelo grande prêmio de 2 mil contos de réis, que saiu em Lauro Müller, Estado de S. Paulo! (Dorival Nogueira - RG: 1.999.229-4)