07 de dezembro de 2025
Geral

Comentário esportivo

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

COMPLICADO

A estréia do volante César Sampaio no Corinthians não foi feliz, apesar de o jogador ter exibido, em alguns lances, a velha técnica que o consagrou. O Timão, que vinha de derrota paa o Flamengo, perdeu ontem para o Grêmio, no Morumbi, permanece com 23 pontos, e está cada vez mais distante da zona de classificação do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio, só há motivos para comemoração: o time somou 35 pontos e continua firme entre os oito primeiros colocados. O Alvinegro atuou com um homem a menos quase toda a partida, o que prejudicou o rendimento da equipe. No primeiro tempo, o jogo esteve equilibrado, enquanto no segundo, quando o escore foi consolidado, o Grêmio mostrou-se superior em campo e mereceu vencer por 2 a 1. Se o Corinthians perder domingo para o Santos, pode dar um adeus à vaga para a próxima fase do campeonato.

MAGRA VITÓRIA

Em um jogo no qual a Portuguesa foi superior e perdeu inúmeras chances de gol, o São Paulo venceu o clássico de ontem em São José do Rio Preto. O Tricolor marcou seu gol aos 4 minutos do primeiro tempo e depois apenas se defendeu. Aos trancos e barrancos o São Paulo garantiu a vitória e o emprego do técnico, voltando a ficar próximo da zona de classificação, com 29 pontos. Porém, ficou devendo bom futebol. Para a Portuguesa, sobrou lamentação pelos gols perdidos. A Lusa continua com 26 pontos e complicou-se na zona de classificação.

DÉRBI SEM EMOÇÃO

Em uma partida com poucas emoções, Ponte Preta e Guarani apenas empataram em 1 a 1. Desta forma, o Bugre mantém o tabu de 18 anos sem perder um clássico para o rival. Por se tratar de um dérbi, as duas equipes entraram em campo com cautela, tentando estudar o adversário. O clássico campineiro teve baixa qualidade técnica. PERICLITANTE

Botafogo-SP vai se afundando cada vez mais: depois de empatar com o América, sábado, em Belo Horizonte, o time de Ribeirão Preto volta a segurar a lanterna isolada do Campeonato Brasileiro, depois da vitória de ontem do Santa Cruz sobre o Sport, no clássico pernambucano. Agora o Botafogo precisa vencer pelo menos quatro dos nove jogos que tem pela frente para não ser rebaixado para a Segunda Divisão.

BAGGIO NA AZZURRA

Roberto Baggio, apesar de veterano, vive um grande momento em sua carreira, a ponto de haver uma pressão popular pela sua convocação à Seleção Italiana. O jornal espanhol Marca destacou matéria a respeito do atual atacante do Brescia, que já deixou claro seu sonho de participar do quarto Mundial. O técnico Giovanni Trapattoni, da Itália, no entanto, resiste. Na apertada vitória sobre a Hungria (1 a 0), em Parma, o público presente pediu a presença do jogador, opinião que acabou ganhando o respaldo da imprensa italiana. A polêmica chegou inclusive à China, cuja Seleção é comandada pelo técnico Bora Milutinovic. Ao saber do caso, afirmou, irônico: Se Trappatoni não o levar para a Copa, eu o convoco para a minha Seleção, disse o iugoslavo que dirigie os chineses.

NA COPA

A Arábia Saudita garantiu classificação para a Copa, ao golear a Tailândia pelas Eliminatórias da Ásia. Os compatriotas do terrorista Bin Laden foram beneficiados pela derrota do Irã para Bahrein e se juntaram a Japão, Coréia do Sul e China como representantes do continente. É a terceira vez que a Arábia Saudita disputa um Mundial. Já o Irã disputará a repescagem contra os Emirados Árabes para saber qual seleção enfrentará a Repúblia da Irlanda, o Eire, na briga por uma vaga na Copa.

SOLIDARIEDADE

A União Centroamericana de Futebol deverá organizar no dia 16 de dezembro um amistoso entre a seleção dos jogadores que disputam a Liga Americana de Futebol e uma seleção formada pelos principais jogadores da América Central. A partida seria chamada de Jogo das Estrelas e teria sua renda revertida para as vítimas dos ataques terroristas que abalaram os Estados Unidos em setembro.

LIGA NOTA 10

No caminho do estádio do Noroeste, dei uma paradinha no Padilhão, que estava lotado para o jogo entre Triagem e Gocil. Vi apenas alguns minutos e dois dos quatro gols desse grande clássico do nosso futebol amador. Mas fiquei sabendo que a partida foi ótima até o seu final, tanto no nível técnico como disciplinar - e um justo empate de 2 a 2. No outro jogo, o União Mary Dota pulverizou o Redentor: 5 a 0. Parabéns, times semifinalistas. Parabéns, Liga Regional de Futebol de Bauru pela organização, seriedade e competência.

BOA VITÓRIA

Embora tenha mostrado algumas falhas, o Noroeste obteve ontem, uma boa e merecida vitória sobre o Rio Preto. O time de Varlei perdia por 1 a 0, mas teve personalidade para virar o marcador - fez três gols e consegui sua segunda vitória na Copa Interior. E de virada é mais gostoso. Agora o Norusca pode pensar seriamente na vaga para a próxima fase da competição. Gostei bastante do Roger e João Paulo. Luciano jogou bem e fez dois gols, mas o principal destaque da partida, na minha opinião, foi Jozimar. Além de dominar seu setor e anular os atacantes riopretenses, o zagueiro fez um golaço. Jozimar é a melhor contratação feita até aqui na administração de Valdomir Mandaliti.

PINTA DE CAMPEÃO

Por uma diferença de 14 pontos, o Tilibra-Copimax segue irresistivel no Campeonato Paulista de Basquete. Com boa atuação de todos os jogadores, especialmente Josuel, o time comandado pelo grande Guerrinha atropelou o sempre respeitado Mogi/Valtra, conquistou a décima vitória seguida e manteve a liderança absoluta. O Tilibra-Copimax tem tudo para sagrar-se campeão estadual de 2001.