Para conquistar com mais eficácia o público infanto-juvenil, as empresas e agências de publicidade precisam se encaixar em um dos 10 instintos básicos dos jovens. A opinião é do norte-americano Grant MacDonald, da New Castle, que participou do painel O Mercado Infanto-Juvenil Iniciação no Ritual do Consumo, apresentado ontem no 11.º Encontro Internacional de Mídia MaxiMídia 2001. Como conferencista do evento, ele apresentou diversos exemplos de como empresas norte-americanas conseguiram sucesso junto aos adolescentes fazendo campanhas com apelo ao instinto básico do público.
O grupo de debatedores do painel foi formado por Beth Carmona, da Discovery Kids; Eliseu Urban, da Editora Abril; Flavia Ceccantini, da Editora Globo; Mônica Spada e Souza, da Maurício de Souza Produções, e Renata Lasalvia, do Hopi Hari.
MacDonald enumerou cinco instintos considerados bons (ou seja, aqueles aceitos pelos pais dos adolescentes) e outros cinco, ruins ou não aceitáveis, como preferiu chamar.
Entre os bons estão a individualidade, a realização, a liberdade, a vontade de pertencer a um determinado grupo e os ruins seriam a rebeldia, a vontade de pertencer a uma tribo, de assumir risco, o cinismo e a sexualidade.
De acordo com o conferencista, o público jovem tem uma influência muito grande no bolso dos pais atualmente. Por isso, as empresas que cativam essa fatia do mercado têm em suas mãos um grupo de consumidores lucrativo e fiel.
Para conseguir conquistar esse segmento, as empresas têm que usar um ou vários dos instintos citados pelo norte-americano, sem no entanto serem óbvias demais. Tem que ser sutil. Senão espanta o consumidor, ressaltou.
Os debatedores lembraram, ainda, do público infantil, destacando que as crianças de hoje estão muito mais curiosas, exigentes e rápidas do que na geração passada. A criança se relaciona em um grau muito íntimo com os produtos que consome. Elas cobram, exigem e, quando acham que alguma coisa está errada, elas dizem o que pensam e, muitas vezes, dispensam a marca, salientou Flávia Ceccnatini.
Para encerrar o ciclo de painéis de ontem, foi apresentado o tema Sinergia Cross-Media Como juntar o que Deus separou, com o conferencista Peter Blacker, da America Online dos Estados Unidos.
Um show com os cantores Ana Carolina e Alexandre Pires marcou a cerimônia de entrega do prêmio de criação em rádio do Grupo dos Profissionais de Rádio.