Com uma excelente apresentação, equipe bauruense venceu, por 86 a 76, e continua na liderança isolada do Campeonato Paulista.
O Tilibra-Copimax conquistou ontem sua 12ª vitória no Campeonato Paulista de Basquete Masculino, ao derrotar a Hebraica/Blue Life, por 86 a 76, na Panela de Pressão.
Após um começo difícil de partida, o Tilibra cresceu no jogo e fez uma de suas melhores apresentações no Estadual. O time de Bauru atuou de forma consistente e objetiva, marcando forte e mostrando uma superioridade incontestável em quadra. Após a convincente vitória de ontem, os bauruenses deixam um recado claro para os adversários: quem quiser ser campeão paulista vai ter que superar o Tilibra-Copimax.
O ala Vanderlei, cestinha do jogo com 26 pontos, comentou a dificuldade do Tilibra no primeiro quarto. "É normal uma equipe que vem jogar fora de casa ter um começo forte. O time deles (Hebraica) é bom e está bem colocado no campeonato. O importante é ter regularidade durante a partida. Uma situação assim (começar perdendo) serve para mostrar nosso poder de reação", considerou.
O técnico Guerrinha explicou o início difícil na partida. "Estamos com atletas lesionados e dificuldade no revezamento. Hoje o Jeffty teve que jogar como armador, por exemplo. Nosso time é experiente e, inconscientemente, os jogadores se poupam para os momentos decisivos. Se você fizer várias faltas no início pode complicar no fim do jogo", disse.
Guerrinha e Vanderlei têm discursos parecidos ao falar sobre a situação do Tilibra dentro do campeonato. "As vitórias são muito importantes para conseguirmos manter essa condição de líderes. Sabemos que no playoff a vantagem de decidir em casa é fundamental", afirmou Vanderlei. Já Guerrinha lembrou que "num campeonato onde se joga a cada dois dias o importante é somar vitórias sem se preocupar tanto com a diferença de pontos."
JOGO - A Hebraica dominou todo o primeiro quarto. Com Rogério e Sant'Ana com a mão calibrada nos arremessos de três pontos e Israel e Efigênio levando a melhor nos rebotes, o time da Capital chegou a abrir 10 pontos de diferença: 19 a 9. O Tilibra começou a reagir no final do período, quando Guerrinha pediu tempo e acertou a marcação do time. A equipe bauruense cresceu e terminou o quarto apenas três pontos atrás (23 a 20).
Nos três quartos seguintes, o domínio foi todo do Tilibra, que chegou a ter vantagem de 17 pontos durante o jogo. A postura defensiva da equipe bauruense, bastante agressiva, foi o diferencial, acabando com os espaços que a Hebraica usava para trabalhar a bola em busca do arremesso sem marcação. O Tilibra venceu o segundo quarto por 24 a14, o terceiro por 23 a 15 e, já se poupando, perdeu o quarto final por 24 a 19. Final: 86 a 76 para o Tilibra.
O próximo jogo do Tilibra é amanhã, em Araraquara, contra a Uniara/Fundesport. A partida, com início previsto para as 16h, é considerada por Guerrinha como o compromisso mais difícil do time bauruense no primeiro turno.
Tilibra-Copimax: César, Vanderlei (26), L. Guilherme, Jeffty (13), Leandrinho (12), Josuel (18), Brasília (10), Edison (1), Edivaldo (4) e Murilo (2).
Hebraica/Blue Life: P. Teixeira (4), Knijnik (5), Rogério (10), Conti (2), William (8), Jefferson (9), Fischer, Efigênio (10), Israel (10) e Sant'Ana (18).
RESULTADOS - Palmeiras 74 x Santo André 69; Unisanta 67 x Mogi 71; Tênis Clube São José 56 x Uniara 84; COC 88 x Rio Pardo 65; Corinthians 104 x São Caetano 102. Na quinta-feira: Pinheiros 115 x Franca 110.