07 de dezembro de 2025
Geral

Em confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

VALENDO VAGA

Embalado da vitória sobre o Santos, pelo Brasileirão, o Corinthians precisa vencer o Universidad Católica, pelo menos por dois gols de diferença, para se tornar semifinalista da Copa Mercosul - pela primeira vez em sua história, diga-se de passagem. Para a partida de hoje, o técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Dida, Renato, César Sampaio, Fernando Baiano e Fabrício, que não foram inscritos na competição. Como Rubinho está machucado, Doni foi confirmado no gol. Para chegar à próxima fase do torneio, o Alvinegro pode se classificar ainda caso obtenha uma vitória simples, desde que supere o adversário na cobrança dos pênaltis. Como conseguiu um bom resultado em Santiago do Chile, ao vencer por 2 a 1, o Universidad não faz questão de esconder que vai jogar pelo empate esta noite no Morumbi.

INFERNO ASTRAL

A derrota de domingo para o Corinthians continua rendendo protestos por parte da torcida santista, e ontem, a boca ficou mais quente ainda, quando integrantes das torcidas organizadas Sangue Jovem e Torcida Jovem invadiram o CT Rei Pelé. Os torcedores protestaram e entraram com faixas pedindo a saída do técnico Cabralzinho. O lateral-direito Russo, o volante Paulo Almeida e o atacante Viola foram os jogadores mais criticados. No meio da confusão, o auxiliar técnico Serginho Chulapa quase brigou com um torcedor.

NADA CERTO

A Liga Rio-São Paulo, que irá reunir os melhores clubes dos dois Estados, substituindo os campeonatos regionais, ainda não existe, segundo o presidente do São Caetano. De acordo as especulações sobre a criação da Liga, o Etti Jundiaí, campeão da Série A-2, estaria incluído na disputa, enquanto o São Caetano, vice-campeão da Copa João Havelange - e líder do atual Brasileirão - ficaria de fora. Tudo o que estão dizendo sobre São Caetano fora e o Etti Jundiaí dentro da Liga Rio-SP são boatos. Esta Liga sequer foi criada. Não sou eu que estou inventando, são palavras do presidente Eduardo Farah, afirmou o dirigente do ABC.

MÁGOA

Em uma carta divulgada através de sua assessoria de imprensa, Celso Roth não conseguiu esconder a decepção por ter sido demitido do Palmeiras, após a derrota para o Internacional, no último domingo. O treinador procurou ressaltar o trabalho feito em sete meses no clube, quando conseguiu chegar à final da Libertadores e colocou o time na liderança do Brasileiro por 14 rodadas. No fim da carta, o técnico deu um recado à torcida alviverde, que o hostilizou durante muito tempo. Espero que a torcida palmeirense reedite aquele tempo em que os adversários temiam jogar no Parque Antártica, independentemente de qual fosse a escalação do time da casa.

CRISE VASCAÍNA

Eurico Miranda voltou a atacar a Rede Globo de Televisão em uma reunião do Conselho Deliberativo do Vasco. Segundo informações do conselheiro César Gomes, Eurico disse que foi iludido pela emissora ao assinar um contrato até 2003. Gomes saiu antes do fim da reunião, revoltado porque o presidente não dá chance para ninguém falar. Eurico teria explicado não saber que os US$ 6 milhões recebidos pelo Vasco representariam toda a cota até 2003. O cartola achou que a quantia era apenas a primeira parcela do contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro, acertado em 1999. Mas a explicação não parece ter convencido boa parte dos conselheiros. A confissão de Eurico Miranda teria sido motivo de riso até mesmo de partidários dele. A crise financeira que assola o Vasco, se agravou nos últimos dias, e não é mais exclusividade dos jogadores: o salário dos funcionários também está atrasado.

NOME FORTE

O Vasco dispensou ontem, o zagueiro reserva Paulo Madureira - nome de um amigo meu, um glorioso vereador parquinhense e cartolense.

TERCEIRONA

Eduardo José Farah rejeitou a proposta da Francana, de 16 clubes no Campeonato Paulista da Série A-1 do ano que vem. Algumas equipes da A-3 passariam para a A-2 e da Série A-2 para a A-1. Com isso, o nosso Norusca continuará na mesmo na Terceirona.

ECLÉTICOS

O amigo Jorge Guerra, do Tilibra-Copimax, um dos melhores técnicos do basquete brasileiro, já está escalado para um jogo na semana que vem, contra os Delegados de Polícia, no BAC. Guerrinha no ataque e Isaac (técnico de vôlei) no gol serão as atrações da equipe do Imprensa Bar.

I LOVE PARIS

Após cinco derrotas seguidas, Gustavo Kuerten ficou aliviado ao vencer o checo Boldan Ulrich, e deixou a modéstia de lado na hora de analisar a sua atuação: A minha atitude em quadra foi super importante. Eu sabia que a bola estava saindo de dentro da minha raquete como eu queria. O jogo começou a fluir, eu aproveitei a maioria das chances e fui agressivo e inteligente, comemorou Guga, feliz com a vitória na estréia e por estar jogando em Paris. Adoro jogar aqui. Sinto uma coisa especial com a torcida e uma adrenalina quando entro na quadra. Guga tem razão em amar Paris, pois foi lá que conquistou um tri do Grand Slam.

BELA VITÓRIA

Num bom jogo, o Tilibra-Copimax reabilitou-se rapidinho da derrota em Araraquara, a única até aqui nesse Campeonato Paulista de Basquete, e ganhou de Franca. Foi uma bela e justa vitória de Jeffty e sua turma.

MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1987: Noroeste 2 x Corinthians 0, em Bauru, gols de Rodinaldo e Pinela (contra). Árbitro, Dulcídio Vanderlei Boschillia. Público pagante: 15.730. Noroeste: Éverton; Edinho, Vítor Hugo, Amarildo e Jacenir; Márcio Araújo, Vadinho e Lívio; Chico Spina, Rodinaldo e Baroninho. Corinthians: Carlos; Edson, Mauro, Pinela e Dida; Márcio (Catanoce), Wilson Mano (Jatobá) e Biro-Biro; Eduardo, Jorginho e João Paulo.