07 de dezembro de 2025
Geral

Curso mostra como aproveitar artesanalmente a melancia

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Marília, em parceria com o Sindicato Rural, realizou nesta semana, curso de Processamento Artesanal de Frutas e Hortaliças. As aulas foram apresentadas no distrito de Avencas e tiveram a participação de 22 pessoas nos três dias de curso. A responsável pelas aulas foi a engenheira agrônoma Maria de Fátima Caetano Prado, instrutora do Senar. O treinamento foi gratuito e vai oferecer certificado de participação.

Marlene Aparecida Trevisan Pontello, uma das participantes do treinamento, disse que o curso apresentou, na maioria das instruções, produtos de melancia, como doces cristalizados; compotas e licores. No último dia de curso, tivemos aulas de conservas de hortaliças em óleo, picles e produtos salgados, explicou.

A participante comentou que os doces serão apresentados aos consumidores e visitantes da Festa da Melancia, programada para os dias 24 e 25 de novembro.

Segundo Marlene Pontello, depois da Festa da Melancia, as mulheres dos produtores rurais vão se reunir para decidir a viabilidade da produção de doces de melancia para venda no mercado. Estamos pensando em dar continuidade ao que aprendemos no curso, uma vez que o evento mostrou como aproveitar a melancia como um todo, até mesmo a casca da fruta, falou. Ela lembrou que, apesar da comunidade ser pequena, é muito participativa e os cursos são sempre bem-vindos. Por isso, nossa expectativa é positiva para continuação do que aprendemos, disse.

De acordo com a responsável pelo curso, os participantes aprenderam várias técnicas de conservação de alimentos, como pelo uso do calor, que são pasteurização, esterilização e branqueamento e pelo frio, que incluem refrigeração e congelamento. Outras técnicas de conservação mostradas foram através do controle da umidade; pelo controle da pressão osmótica e conservação por preservantes, comentou. Ela falou que outro ponto do curso tratou dos preservantes químicos e anti-sépticos que são substâncias adicionadas aos alimentos, com a finalidade de conservação, impedindo o desenvolvimento dos microorganismos ou os destruindo quando existirem.

O Senar de Marília definiu os cursos do próximo ano. Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato com a sede do Senar, rua Catanduva, 131, ou através do telefone (14) 422-3855.