07 de dezembro de 2025
Geral

A manicure que virou fada-madrinha

Roberta Mathias
| Tempo de leitura: 3 min

Todo mundo conhece a história da faxineira órfã que tornou-se princesa, a Cinderela? Mas alguém conhece a história da manicure que transformou-se numa fada-madrinha? Não??? Pois é!!!

Firmina Soares, a Nina, que ganha a vida fazendo as unhas das pessoas, tornou-se uma fada para quase 500 crianças que, no domingo passado, foram recebidas com festa num barracão, no Ferradura Mirim. Além de brincadeiras, apresentação de show de mímica e do palhaço Faísca, elas ganharam presentes, doces, cachorros-quentes e refrigerantes. Tudo isso planejado por ela, desde o início do ano. A organização da festa era um sonho antigo de Nina.

Quando a manicure decidiu, a qualquer custo, levar felicidade a famílias carentes de Bauru, teve uma idéia: vender latinhas de refrigerantes vazias. Ela conseguiu angariar pelas ruas da cidade 150 quilos de latinhas que, depois de comercializadas, renderam R$ 350,00, recurso utilizado para comprar os doces distribuídos para meninas e meninos. A manicure também passou a pedir doação de brinquedos em escolas, além de outros donativos como doces e pipocas. Como sua intenção era realmente sincera, além dos presentes, conseguiu o envolvimento de mais de 30 voluntários, que a ajudaram na organização da festa.

Por muitas noites, Nina deixou de dormir para contar os mais de 800 brinquedos, separar os 3 mil doces e pensar em como levantar fundos para comprar os 1.500 pães e os 80 quilos de salsichas. Entretanto, toda a aflição sumiu, como se tocada por uma varinha de condão, quando a manicure começou a receber seus ilustres convidados. Ao olhar para cada rostinho, ao abraçar as crianças, ao notar a felicidade de cada uma delas, especialmente durante a animação promovida pelo palhaço Faísca, Nina confirmou tudo o que pensava: a vida só vale a pena se conseguirmos contagiá-la com a mais pura felicidade. Por acreditar nisso com toda sua alma, Nina transformou-se numa linda fada, pelo menos para as crianças e os amigos que ela cativou. Realizada, ela esbanja felicidade, se eu morresse hoje, morreria feliz. Realizei um sonho. Estou muito mais que feliz. É um projeto que gostaria de ter feito junto com minha filha, que Deus já levou.

Colaboradores

- Palhaço Faísca- By Biba Acessórios- Marques & Miguel e MAF Produções- Polícia Militar- Prefeitura Municipal de Bauru- Secretaria Municipal da Cultura- Sargento Edvaldo Francisco Minhano, da Base Sudeste da Polícia Militar- Associação dos Moradores do Ferradura Mirim- Valter de Oliveira- Zé da Barca- Bandeirantes Estruturas Metálicas- Zazá Cabeleireiros- Móveis e Mudanças Pedrinho- Colégio Atheneu- Bar do Espanhol- Bruna Semi-Jóias- Lamar Engenharia Térmica- Lelos Lanche- Padaria Moinho de Vento- Padaria do Camélias- Supermercados Confiança- Padaria Higienópolis- Padaria Torre de Belém- Padaria Copacabana- Padaria Pão Gostoso- Padaria Massa Pura- Padaria DPaula- Jornal da Cidade(relação passada pelos organizadores da festa)

Galera comenta

- Tinha muito brinquedo para criança pequena. Eu não sou pequeno, mas consegui um para mim que sou mais velho. Todo mundo conseguiu. Todo mundo está feliz, Douglas Felício, 12 anos, morador do Ferradura Mirim

- Vai ter festa no outro domingo? Adorei a brincadeira de imitar bichos. Minha mãe e meus irmãos não têm tempo de brincar comigo. Quando vocês voltam?, Patrícia da Silva, 8 anos, moradora do Ferradura Mirim.

- A PM apóia iniciativas como essa. Esse tipo de colaboração, aliada ao Programa de Apoio Comunitário para Educação e Cidadania, tem diminuído os índices de violência, Tenente Flávio Kitazume, comandante da Base Sudeste da Polícia Militar.

- Fiquei encantada com a união e a disposição das pessoas. Foi através da adesão de todos os voluntários que a festa saiu. Infelizmente poucas pessoas assumem responsabilidades como esta, Andréia Cristina Minhano, voluntária.

- A festa foi importante porque conseguiu integrar vários segmentos da sociedade, Erison Rodrigues, voluntário

- "É fundamental colaborar para colocar um sorriso no rosto de uma criança, valorizando o ser humano. Isso nos faz muito feliz", Jad Zogheib, diretor-presidente da Rede de Supemercados Confiança