07 de dezembro de 2025
Geral

Unesp/Bauru testa software da Intel

Patrícia Zamboni
| Tempo de leitura: 2 min

Trata-se de um gerenciador de redes que visa reduzir custos operacionais, sem abrir mão do trabalho humano

A Intel, produtora de programas informatizados, selou uma parceria com o Laboratório Didático de Computação da Unesp/Bauru para testar um dos mais recentes softwares lançados pela empresa no Brasil, o Intel Landesk Management Suite. Trata-se de um gerenciador de redes de computação que tem o objetivo de aumentar a eficiência das áreas de tecnologia da informação de universidades, empresas e escolas.

O projeto piloto foi instalado na semana passada e será testado durante cerca de 60 a 90 dias, quando passará por uma avaliação de técnicos da Intel Brasil. Durante todo o período de testes, a empresa dará suporte técnico à Unesp.

De acordo com o diretor de vendas e marketing da Intel Brasil, Esdras Corrêa, o programa visa reduzir custos operacionais, sem abrir mão do trabalho humano. O piloto do Landesk que está sendo testado na Unesp objetiva reduzir custos operacionais de determinadas atividades. Isso não significa, de forma alguma, redução do quadro de pessoal das empresas. O software age junto ao fator tempo que influencia no custo operacional das empresas, universidades e escolas que podem utilizá-lo, explica.

Corrêa diz que a Unesp/Bauru foi escolhida para receber o projeto piloto do Landesk porque, além de travar um ótimo relacionamento com a empresa há mais de seis meses, estudos teriam mostrado que a universidade oferece as melhores condições para testar uma série de elementos. Entre eles, várias velocidades de linhas de comunicação, diversos tipos de sistemas operacionais e vários tipos de computadores (desktops, laptops etc). Os testes serão bastante rigorosos e a Unesp de Bauru oferece as melhores condições para avaliarmos os resultados desse piloto, afirma Corrêa.

Ao final dos testes, que no momento estão sendo feitos somente na Unesp/Bauru, uma equipe da Intel avaliará se os resultados corresponderam aos objetivos da empresa com esse software em relação ao mercado brasileiro. Além disso, também existe a intenção de estender o projeto a outras universidades, empresas e escolas.

O professor do Laboratório Didático de Computação da Unesp, Wilson Yonezawa, que está coordenando os testes da parceria com a Intel juntamente com o professor Eduardo Morgado, informa que durante essa semana serão definidas duas escolas públicas que também receberão o Landesk para ser testado. O objetivo será verificar se o software atingirá o objetivo de facilitar o suporte educacional aos alunos. A previsão para início dos testes nessas escolas é para daqui duas semanas.

Yonezawa ressalta a importância para Bauru do câmpus local da Unesp ter sido escolhido para o projeto piloto do Landesk. Temos uma parceria muito boa com a Intel. Para os alunos de graduação da universidade esse tipo de projeto é muito importante, bem como para a cidade. Somos os primeiros do Brasil a firmar a parceria com a Intel para os testes do Landesk e isso é de grande valor para a faculdade de Computação, observa o professor.