07 de dezembro de 2025
Geral

Jovem confessa que agrediu adolescente no centro cultural

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Bauru encerrou, ontem, um relatório preliminar sobre a morte do estudante Elias de Almeida Filho, 16 anos, espancado durante uma briga envolvendo cerca de 30 jovens ocorrida no dia 18 de outubro, após um show de rock realizado no Centro Cultural de Bauru. Das mais de 20 pessoas ouvidas, só um, Marcelo Nagao, conhecido como Chacal, confessou ter agredido a vítima com pauladas.

Os demais envolvidos na agressão, três adultos e cinco adolescentes, alegaram que participaram da briga e agrediram-se mutuamente. O caso, que continua sendo investigado pela polícia, ainda não chegou a uma conclusão final. Hoje, duas adolescentes, que teriam assistido à primeira briga entre as duas turmas, em novembro do ano passado, serão ouvidas.

A história inicial apresentada pelos amigos da vítima é muito mais longa do que se imaginava, segundo o titular da DIG, delegado J.J.Cardia. De acordo com ele, a rixa entre as duas turmas teve início quando os amigos de Elias teriam mexido com essas duas adolescentes que estavam com amigos de Nagao.

A briga teria desencadeado uma série de outras, ocorridas entre os dois grupos durante todo esse período. Foram inúmeras brigas entre as turmas até que ocorreu a briga depois do show, disse Cardia.

Além da confissão de Nagao, a polícia contou com o depoimento de um dos seguranças do Centro Cultural, que contou que no dia da briga tomou um cabo de uma enxada das mãos de Nagao. Ele contou que o cabo de enxada foi usado para agredir a vítima e que ele tomou a arma das mãos de Chacal.

Segundo o delegado, Nagao tem várias passagens pela polícia, a maioria por agressões. Ele responde há vários inquéritos, disse. O rapaz poderá ser indiciado por lesão corporal seguida de morte e sua prisão poderá ser pedida no decorrer do inquérito que deve ser instaurado no 3.º Distrito Policial. Os adolescentes envolvidos respondem por sindicância pela Vara de Infância e Adolescência.

Como foi

No dia 18 de outubro, o estudante Elias de Almeida Filho, 16 anos, em companhia de amigos, foi ao Centro Cultural assistir um show de rock. No local, ele teria encontrado com um desafeto seu, morador do Núcleo Bauru 16.

Ao fugir, no lado de fora do centro, ele foi cercado por cerca de 30 pessoas, adolescentes e adultos, que passaram a chutá-lo e socá-lo com barras de ferro e pedaços de madeira. Um colega de Elias teve os dois braços quebrados e mais 14 pessoas saíram feridas.

O estudante Elias sofreu trauma crânio-encefálico. Ele ficou internado na UTI até o dia 23 do mesmo mês, quando foi constatado a morte cerebral.