A Polícia Militar instalou três postos fixos no Recinto Mello Moraes; segurança será feita por 100 a 135 policiais/dia.
Entre 100 e 135 policiais militares estarão trabalhando todos os dias durante a Grande Expo Bauru 2001, aberta anteontem no Recinto Mello Moraes e que vai até o dia 18. A Polícia Militar, que está esperando entre 15 e 20 mil pessoas por noite de show, instalou três postos fixos no recinto e estará contando com efetivo administrativo e 30 alunos do curso de formação de soldados do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4).
De acordo com o capitão Wellington Luiz Dorian Venezian, comandante da 3.ª Cia, que coordena a segurança pública na Expo Bauru, disse que o policiamento na cidade, por estar recebendo visitantes de outras localidades, também está sendo reforçado. A Polícia Civil também está presente na Expo com a Delegacia Móvel da Seccional de Bauru, inaugurada anteontem. Assim, as eventuais ocorrências serão registradas no próprio recinto, não sendo necessário deslocar os envolvidos para o Plantão Policial ou distritos policiais.
Estão sendo destacados policiais militares para reforçar a segurança externa da Cadeia Pública, para coibir eventual tentativa de fuga para a rodoviária e vias de acesso ao recinto, como a avenida Comendador José da Silva Martha e avenida Castelo Branco. Além de policiais a pé, atuam no Recinto Mello Moraes equipes do Tático, do Grupo Especializado de Policiamento Ostensivo Motorizado (Gepom) e Cavalaria.
Na tentativa de descobrir planos de furtos e outros delitos estarão atuando no recinto, segundo Wellington, policiais sem farda. Um posto fixo da PM, em forma de quiosque, foi instalado no acesso principal do público à área de shows. A população que precisar pode recorrer ao quiosque, para onde serão encaminhadas as crianças que eventualmente percam-se de seus pais ou responsáveis.
No quiosque também ficarão a equipe de comando do policiamento e o serviço de rádio da PM. Os outros dois postos da PM são elevados para facilitar a comunicação entre o público e os policiais. Um posto foi um instalado no centro da área de concentração de show e outro no acesso à praça de alimentação e estandes. A PM ainda estará com a Base Comunitária Móvel instalada no Recinto Mello Moraes, próximo aos estandes.
Capitão Wellington explicou que, como no Carnaval, para garantir a segurança pública, a maioria dos policiais teve as folgas previstas suspensas. Segundo ele, a atuação dos alunos do curso de formação de soldados na Expo deste ano, que permitirá um aumento de efetivo em comparação ao ano passado, faz parte do estágio prático previsto no currículo do curso.
A orientação do capitão Wellington a quem estacionar o veículo na via pública próximo ao Recinto Mello Moraes é procurar um local bem iluminado e recorrer a alarmes e travas de segurança. Outra dica é não deixar pacotes, sacolas ou qualquer objeto dentro do veículo, pois podem atrair a atenção de ladrões.
Se notar a presença de alguma pessoa suspeita ou alguma movimentação estranha, a PM deve ser acionada. As crianças, diz o capitão, devem ser orientadas pelos pais a procurar um policial caso percam-se. O comandante da 3.ª Cia aproveitou para avisar que a PM está fazendo uma revista nos visitantes e que é proibida a entrada de armas no recinto.