07 de dezembro de 2025
Geral

Futebol amador: Começa hoje decisão da Copa Ajax

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Gocil e União Mary Dota iniciam hoje, às 10h10, no Padilhão, a disputa pelo título da II Copa Ajax, o campeonato da divisão de elite da Liga Regional de Futebol de Bauru (LRFB).

Apesar de sempre realizarem boas campanhas, as duas equipes chegam à decisão pela primeira vez, portanto, buscam um título inédito. O Gocil é a equipe de melhor campanha no torneio, mas os confrontos realizados entre os dois finalistas nesta temporada aponta para o equilíbrio. Gocil e União se enfrentaram três vezes este ano, com um empate (0 a 0) e uma vitória para cada lado - o Gocil venceu por 4 a 0 e o União por 3 a 0. Por estes resultados já dá para perceber que os jogos decisivos serão não só equilibrados como de muitas emoções.

A decisão é em melhor de cinco pontos. Caso prevaleça a igualdade após três partidas, o Gocil será o campeão por ter feito melhor campanha. A equipe do Gocil é vinculada à empresa do ramo de segurança privada, na qual trabalham a maioria de seus jogadores. Nesta Copa Ajax, a equipe realizou 28 partidas, obteve 22 vitórias 4 empates e sofreu apenas 2 derrotas. Curiosamente, uma delas para seu adversário de hoje, por 3 a 0, perdendo uma invencibilidade de 16 partidas. Mas, o feito maior da "equipe da segurança" está no impressionante saldo de 70 gols. O Gocil balançou as redes adversárias por 94 vezes e levou apenas 24 gols.

O União Mary Dota realizou campanha mais modesta, mas nem por isso menos brilhante. Nos 28 jogos que disputou obteve 13 vitórias, 9 empates e sofreu 6 derrotas. O time do Núcleo Mary Dota marcou 59 gols e sofreu 28, portanto, possui saldo positivo de 21 gols. O artilheiro Edil é responsável por 25 gols dos 59 anotados pelo União. Edil está próximo de ser o artilheiro máximo da competição pelo segundo ano consecutivo. A única ameaça para que isso se concretize é Baianinho, do Gocil, que tem 21 gols.

HISTÓRICO - A LRFB foi fundada em 17 de janeiro de 1998 e é filiada à Federação Paulista de Futebol Amador. Assim, esta é a quarta edição de seu campeonato. Em 1998, o torneio teve 12 participantes, o campeão foi o Cometa Azul e o Ressaca foi vice; em 1999, com 13 equipes competindo, o título ficou com o Araruna e o vice-campeão foi o SC União e, no ano passado, já com 18 participantes, o Redentor foi o campeão e o Cruzeiro o segundo colocado.