07 de dezembro de 2025
Geral

Universidade Cidadã já atua em Jaú

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Alunos da Fatec por exemplo, desenvolvem, em conjunto com o Meio Ambiente da Prefeitura o Programa Jogue Limpo

Jaú - O objetivo do projeto Universidade Cidadã, uma realização do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, é proporcionar uma maior aproximação dos alunos dos cursos de nível superior e das comunidades carentes, desenvolvendo uma relação de parceria e trocas de experiências e de conhecimentos. O Fundo Social de Solidariedade de Jaú, presidido pela primeira dama Suzana de Almeida Prado Pohl Sanzovo, é o coordenador da aproximação das faculdades instaladas no Município com a Comunidade. Em Jaú já estão em andamento alguns projetos que fazem parte do Universidade Cidadã.

Alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú, por exemplo, desenvolvem, em conjunto com o Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Jaú o Programa Jogue Limpo que tem o objetivo de promover a educação ambiental visando, principalmente, a redução da geração de lixo e a implantação de projeto piloto de coleta seletiva domiciliar e de reciclagem de materiais hoje desperdiçados.

O projeto Jogue Limpo será implantado, primeiramente, nos bairros Jardim América e Jardim Ameriquinha e conta também com a participação da Associação dos Moradores do Bairro e da Escola Municipal Local. A Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura é quem fornece o suporte técnico e de infra-estrutura para o projeto.

Alunos do curso de Navegação Fluvial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) também estão trabalhando em projeto de educação para o trânsito. Sob a orientação de professores coordenadores do projeto são ministrados cursos e palestras, além de outras atividades junto às escolas das escolas públicas e particulares, associações de moradores e outras entidades e instituições. O objetivo é investir na educação de trânsito para orientar e escleracer crianças, jovens e adultos sobre a ordenação do trânsito e, assim, desenvolver uma mudança de hábitos tanto de motoristas como de pedestres que contribuam para reduzir o número de acidentes.

O projeto conta, também, com o apoio do Departamento de Trânsito da Secretaria de Planejamento e Obras da Prefeitura de Jaú.

A Faculdade de Informática da Fatec também teve participação ativa em convênio que formou, recentemente, 170 alunos na Escola de Informática da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura a partir de convênio do Poder Público com aquela instituição de ensino.

Projeto Saúde e Comunidade Infantil: Alunos das Faculdades Integradas da Fundação Educacional de Jaú, mais especificamente da Faculdade de Enfermagem, com a orientação de professores e coordenadores do projeto estão levando serviços básicos de orientação em saúde a pais e responsáveis com o objetivo de desenvolver hábitos de vida saudável na infância. O principal objetivo do projeto é reduzir as taxas de problemas de saúde, principalmente as infecções.

A atuação do projeto é dirigida, basicamente, às comunidades carentes onde os problemas evitáveis acontecem com mais freqüência. As orientações são passadas pelos voluntários nas creches e abrigos municipais e de entidades assistenciais e é dirigido especialmente a crianças com problemas de educação preventiva.

Outro projeto levado em frente pelos alunos da Fundação Educacional de Jaú, que teve um momento forte recentemente, foi um evento semelhante às Ações Comunitárias desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em que os alunos prestam atendimento à população conforme suas especialidades.