07 de dezembro de 2025
Geral

Energia racionada

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a cota para a iluminação ornamental liberada a Bauru é de 40 kW de potência de carga instalada. Em função do racionamento, o ministério do apagão definiu regras para a iluminação utilizada durante o período natalino. O fornecimento de energia elétrica para essa finalidade estava suspenso desde maio deste ano.

As cotas - definidas de acordo com o número de habitantes de cada cidade - foram liberadas para as administrações públicas municipais e do Distrito Federal. No caso dos consumidores industriais, comerciais e do setor de serviços, a iluminação ornamental também será liberada nesse período. No entanto, as metas de redução de consumo deverão continuar sendo respeitadas, sob pena de pagamento de sobretaxa. A flexibilização não vale para órgãos públicos estaduais e federais.

O uso da iluminação ornamental será permitido das 18 horas à meia-noite, no período de 10 de dezembro a 6 de janeiro de 2002. Nas noites de véspera de Natal e de Ano Novo, poderá permanecer ligada até as 6 horas da manhã seguinte. As novas regras representarão um gasto de 14 mW médios nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Isso significa 50% do total consumido normalmente no período natalino.