07 de dezembro de 2025
Geral

Adutora rompida abre buraco grande em rua do Pq. Bauru

Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 2 min

O rompimento de uma adutora do Departamento de Água e Esgoto (DAE), anteontem, durante a chuva forte que caiu em Bauru, abriu um buraco rua Lázaro Fernandes, no Parque Bauru. Ontem, equipes da autarquia ainda trabalhavam no local. A chuva forte também aumentou o tamanho dos buracos das ruas pavimentadas e abriu outros.

Já nas ruas de terra a chuva de anteontem deixou muita lama e também buracos. Algumas vias ficaram intransitáveis. A Defesa Civil constatou que quatro barracos do Parque das Nações e três do Parque Jaraguá foram inundados pela enxurrada.

Mas Álvaro de Brito, coordenador da Defesa Civil no Município, acredita que mais casas tenham sido invadidas pela enxurrada sem que o fato chegasse ao conhecimento do órgão. Ele percorreu os pontos considerados mais críticos e não encontrou nenhuma pessoa desabrigada.

As obras de recuperação da avenida Waldemar G. Ferreira, onde a chuva de fevereiro abriu uma erosão em que três pessoas morreram, suportaram bem as chuvas de domingo. De acordo com Brito, como as obras de canalização do córrego já estão prontas, não houve prejuízo.

As passagens das ruas Mara Lúcia e Cuba, que foram destruídas pelas chuvas de fevereiro e recentemente recuperadas pela Prefeitura, também suportaram bem as chuvas, segundo o coordenador da Defesa Civil. Ele ressaltou que o trabalho de limpeza de bocas-de-lobo realizado recentemente deve ter colaborado para o escoamento da água da chuva.

O rio Bauru chegou a transbordar na altura do pátio da Ferroban, mas não causou problemas graves. Para Brito, o serviço de dragagem do rio que vem sendo feito colaborou para que os problemas não fossem maiores. Já a avenida Alfredo Maia, outro ponto que costuma alargar, ficou com uma lâmina de água, mas não chegou a ser interditada para o trânsito.

A avenida Nações Unidas, que durante chuvas fortes sempre apresenta problemas, voltou a alagar na altura do viaduto da Fepasa, próximo da rodoviária. A Defesa Civil, de acordo com Brito, entra em período de alerta para chuvas no próximo mês, possivelmente na segunda quinzena.