Jaú - Alunos voluntários da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú, que participam do programa Jogue Limpo, estão visitando os moradores dos jardins América e Ameriquinha, para prestar esclarecimentos sobre o projeto piloto de coleta seletiva de lixo que será implantado nesses bairros.
Os alunos vão explicar quais os tipos de materiais recicláveis devem ser separados e a forma como devem ser acondicionados. Para isso, vão percorrer os bairros no período da tarde, em visitas de casa em casa, entregando também aos moradores folhetos explicativos.
A coleta seletiva do lixo reciclável terá início, efetivamente, a partir do dia 13 de dezembro, e será realizada todas as quintas-feiras. Nos demais dias da semana, segundas, quartas e sextas, continua sendo feita a coleta de lixo normal.
O programa Jogue Limpo faz parte do Projeto Universidade Cidadã, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e que, em Jaú, é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município.
A implantação do programa está sendo feita por meio de uma parceria entre o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaú, Fatec e das secretarias de Educação, de Planejamento e Obras e de Serviços Municipais, que vai fornecer o suporte técnico e de infra-estrutura.
Todas as atividades vão contar, também, com a participação da Associação dos Moradores dos jardins América e Ameriquinha e dos alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Carlota Meira Marsíglio, onde houve, na semana passada, palestra e encenação de uma peça teatral abordando a coleta seletiva.
Segundo Celina Ribeiro Neves Camargo, diretora do Departamento de Meio Ambiente, a coleta seletiva consiste em separar o lixo seco (material reciclável) do lixo orgânico.
O lixo orgânico é o composto por restos de comida, lixo de banheiro, plantas mortas, fraldas descartáveis, madeira, entre outros. Já o lixo seco, reciclável, é composto por papéis, plásticos, vidros e metais - materiais que podem ser reaproveitados.
O material reciclável recolhido será vendido a empresas de reciclagem. Os valores apurados serão destinados a entidades filantrópicas do município.