07 de dezembro de 2025
Geral

V. Ipiranga será próxima a ter galeria

Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 2 min

Os tubos de concreto, comprados para implantar a galeria pluvial, viraram refúgio para consumo de drogas.

Após terminar os trabalhos na avenida Waldemar G. Ferreira, que teve um trecho destruído com as chuvas de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Obras vão dar início à implantação de galerias pluviais na Vila Ipiranga. Os tubos de concreto para canalizar a água da chuva, já adquiridos, estão depositados em um terreno da quadra 7 da rua Rodolfina Dias Domingues.

Os tubos, inclusive, já estão sendo motivo de reclamação por parte dos moradores da região. Segundo eles, à noite, os tubos de concreto, de 1,20 metro de diâmetro, estão sendo usados por desocupados e até como locais de consumo de drogas e para manter relações sexuais. O secretário municipal de Obras, Edmilson Queiroz Dias, explicou que está aguardando as equipes terminarem a recuperação da Waldemar G. Ferreira, previsto para os próximos dias, para iniciar a outra obra.

Ontem, as equipes estavam assentando guias no trecho reconstruído da Waldemar e a previsão que ainda nesta semana seja feita a pavimentação. Dias contou que a galeria que será implantada na Vila Ipiranga vai canalizar a água da chuva que cai na região alta do bairro, desde o Parque dos Sabiás, evitando que a enxurrada cause buracos e erosões.

Os tubos de concreto comprados para a Vila Ipiranga fazem parte de uma licitação grande feita pela Secretaria de Obras, que adquiriu material para 17 mil metros de galerias. Dias lembrou que também já estão comprados os tubos para fazer galeria pluvial no Jardim Solange, outro bairro da cidade que tem sofrido bastante com erosões.

Anteontem, a Secretaria de Obras iniciou a recuperação das quadras 18 e 19 da rua Bernardino de Campos, que estavam intransitáveis. Recentemente, a Prefeitura recuperou duas quadras da rua Fortunato Resta, destruídas com as chuvas do início do ano, quase na mesma altura do trecho em obra na Bernardino de Campos.

De acordo com o secretário de Obras, a galeria pluvial implantada na Vila Rocha há poucos meses deve evitar que esses dois trechos da Bernardino de Campos e da Fortunato Resta sejam novamente destruídos, mesmo que ocorram chuvas fortes. Dias disse, ainda, que após a implantação de galerias no Jardim Solange, as equipes serão deslocadas para o Ferradura Mirim. Vamos fazer galeria pluvial mesmo debaixo de chuva, afirmou Dias.