07 de dezembro de 2025
Geral

Pouca gente resiste a tanta comida e bebida. Por isso, é hora de preparar o organismo para enfrentar a maratona que vem por aí. Uma boa pedida é iniciar um programa de desintoxicação.

Fabiana Teófilo
| Tempo de leitura: 2 min

Nosso corpo é uma cadeia de órgãos e sistemas ligados de forma interdependente, de modo que o mal funcionamento de um deles compromete todos os demais. Nessa época do ano, as festas de confraternização e, consequentemente, a comilança se tornam a atração principal.

Para enfrentar a maratona de final de ano e preparar o organismo de forma saudável, é preciso iniciar imediatamente um programa de desintoxicação.

Nesta época do ano, de acordo com a nutricionista Simone Tonelli Grassi, as pessoas automaticamente correm atrás do prejuízo, revendo seus hábitos alimentares e tentando ter uma alimentação mais saudável para manter o peso ou perder aqueles quilinhos adquiridos no inverno. Agora, estamos nos aproximando das festas, onde as mesas são fartas de guloseimas e alimentos muito calóricos. Portanto, é sempre bom ter uma alimentação balanceada o ano todo, com alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes ao nosso organismo. Tanto a falta quanto o excesso podem causar um desequilíbrio no organismo e, conseqüentemente, danos à saúde, mas com a chegada também do calor, e para uma espécie de preparação (desintoxicação) para este período, devemos ingerir de todos os grupos dos alimentos: energéticos, representados pelas fibras, vitaminas, sais minerais; reguladores, representados pelos carboidratos de maneira geral; construtores, representados pelas proteínas, explicou.

O estilo de vida que adotamos, marcado por hábitos irregulares de alimentação e de repouso, e o estresse da vida moderna, de acordo com Simone, não nos permitem perceber quando estamos passando dos limites e, então, ficamos doentes.

Dicas

A nutricionista Simone preparou uma lista com dicas importantes de cuidados e atenção que as pessoas devem ter com a alimentação. Seguindo a risca essas dicas, o funcionamento do organismo será melhor proporcionando bem-estar e saúde para o indivíduo.

Devemos tomar no mínimo 2 litros de líquidos por dia. Comer carne vermelha no máximo duas vezes por semana, intercalando os outros dias com peixes, frangos e ovos. Fracionar a alimentação, comer de três em três horas em pequenas quantidades. Deixar as principais refeições para o café da manhã e almoço. No jantar, temos que ter uma refeição mais leve. Mastigar muito bem os alimentos. Comer devagar, demorar em média 20 minutos, pois o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para emitir uma mensagem mandando você parar de comer, ou seja, que você já está satisfeito. Usar sal com moderação, pois retém líquidos. Usar açúcar com moderação ou adoçantes. Colocar horários para fazer as refeições.