07 de dezembro de 2025
Geral

Em confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

FURACÃO X TRICOLOR

Atlético Paranaense e São Paulo decidem a partir das 21h45, na Arena da Baixada, uma vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro. O vencedor do confronto enfrentará o vitorioso de Fluminense x Ponte Preta. A vantagem é do Furacão, que fez melhor campanha na primeira fase. Além de contar com a sua fanática torcida, que certamente ocupará quase todos os 28.700 lugares do seu estádio, o Atlético-PR se classificará com um empate no tempo normal e na prorrogação. No São Paulo, Júlio Baptista e Dill entram nos lugares de Maldonado e Luís Fabiano, que cumprem suspensão. Por outro lado, Nelsinho Baptista ganhará o retorno de Rogério Ceni, Gustavo Nery e Émerson. Embora o Rubro-Negro do Paraná esteja atravessando excelente fase, além de contar com os fatores campo e torcida, acho que o São Paulo conseguirá a classificação em Curitiba. AZULÃO X BAHIA

O líder absoluto da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o São Caetano não vai mudar seu estilo para a partida desta noite, contra o Bahia, no Estádio Anacleto Campanella, quando buscará a almejada vaga nas semifinais. O técnico Jair Picerni vai manter a filosofia que usou em toda a competição e que lhe assegurou a condição de melhor equipe até aqui. Vai jogar dentro do mesmo estilo que o consagrou, procurando o gol e preocupado em garantir a vitória. Sou mais Azulão, que deve detonar.

FLU X PONTE

No confronto entre Fluminense e Ponte Preta, o time do Rio tenta afastar o fantasma caipira que vem perturbando os seus sonhos. E não é para menos. No Brasileiro do ano passado, o Fluminense foi eliminado dentro do Maracanã pelo então modesto São Caetano e agora chegou a vez da Ponte Preta. Com melhor campanha na primeira fase da competição, o Fluminense leva a vantagem do empate no tempo normal e na prorrogação para prosseguir no torneio. Já a Ponte Preta quer quebrar o tabu de nunca ter vencido no Maracanã. A equipe de Campinas disputou 11 jogos no maior estádio do mundo, dos quais perdeu oito e empatou três. Tabu foi feito para ser quebrado, e para obter o resultado, o único que interessa - já que o Flu tem a vantagem do empate - a Macaca jogará completa.

GALO X GRÊMIO

No Mineirão, outro jogaço: Atlético-MG x Grêmio. O Galo fez melhor campanha - por isso joga pelo empate no tempo normal e na prorrogação - e atua em casa, mas o tricolor gaúcho é fogo. Jogo para palpite triplo.

RETALIAÇÕES

As primeiras retaliações em torno da possível exclusão do Botafogo paulista no Torneio Rio-São Paulo já começam a surgir em Ribeirão Preto. Depois das manifestações da torcida contra Eduardo Farah, o alvo da fúria dos botafoguenses agora é o jornalista Milton Neves, da TV Record e Rádio Jovem Pan. Depois de aprovarem por unanimidade um decreto Lei de autoria do vereador Bertinho Scandiuzzi, do PDT, que conferiu ao jornalista o título de cidadão ribeirãopretano, alguns vereadores da cidade estão se mobilizando no sentido de tentar revogar o decreto.Pressionados pela opinião publica local, os vereadores prometem estragar a festa. Não ouvi, mas o jornalista teria afirmado que vai fazer fazer campanha 24 horas na sua rádio para que o São Caetano assuma o lugar do Botafogo-SP.

BRASIL ÀS 8H30

A Fifa deve alterar os horários de dois dos três jogos que o Brasil disputará na primeira fase da Copa do Mundo de 2002 para atender aos interesses das emissoras de televisão que têm feito pressão para que as partidas aconteçam num horário mais compatível para o público brasileiro. A partida contra a China que tem início previsto para 8h30 não deve sofrer qualquer mudança porque este horário é do agrado geral. As partidas contra Turquia - 6h - e Costa Rica - 3h30 - deverão ter seus horários modificados, a pedido das emissoras que compraram o direito de transmissão da competição. O objetivo é de que os dois jogos ocorram no mesmo horário previsto para a partida contra a China, ou seja 8h30.

OUTRA BATALHA

A votação do relatório final da CPI do Futebol no Senado está marcada para amanhã, mas se realmente vai acontecer, é uma incógnita. O relatório, que começou a ser lido ontem, terá que ser avaliado pelos membros da Comissão, que poderão apresentar vistas. Apesar disso o presidente da CPI, Álvaro Dias, assegurou que a votação sai amanhã, pois só vai dar 48 horas para que os senadores estudem o relatório, que tem 1.600 páginas. Mas pelo menos, dessa vez, o regimento do Senado favorece a Bancada da Bola, ligada a clubes e entidades, e que pretende adiar ao máximo a votação do relatório. Pelo regimento, após a leitura do documento, os senadores têm cinco dias para analisá-lo e apresentar vistas. Com isso a votação aconteceria somente na próxima semana.

NA CESTA

Com a participação do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, e do Gama, de Brasília, o 13º Campeonato Nacional de Basquete Masculino terá 18 equipes representando oito Estados: São Paulo contará com sete times, Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (2), Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (1), Paraná (1), Goiás (1) e o Distrito Federal (1). A competição começará dia 27 de janeiro e terá mais de 320 jogos.

MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1991: Marília 0 x Noroeste 2, em Marília, gols de Marcos Roberto e Campagnollo. Árbitro, Ílton José da Costa. Público pagante: 2.870. Marília: Denílton; Alemão, Carlos Martins, Murilo e Carlos Roberto; Paulo Róbson (William), Miranda e Nei; Catatau, Zó (Roberto) e Wanks. Noroeste: Ronaldo; Marquinhos Capixaba, Campagnolo, King e Evandro; Vadinho, Edson Boaro e Paulo Leme (Adinã); Marcos Roberto, Marco Aurélio (André) e Marquinhos Yamamoto. Com essa vitória o Norusca foi promovido ao grupo de elite. Ficou em quarto lugar no grupo B, atrás do São Paulo, Inter de Limeira e Santo André. Em 1992, começou nova era de divisões no futebol paulista - séries A-1, A-2 e A-3.