Com os termômetros chegando aos 35ºC, uma boa é incrementar as ceias com pratos tropicais em que as frutas e os legumes sobressaem
Com a batata, a cenoura, a cebola e tantos outros legumes nacionais com preços reduzidos nos supermercados e sacolões da cidade, para quê ficar quebrando a cabeça sobre o que servir nas festas de final de ano. Esses legumes, ao lado das frutas nacionais e das verduras são mais que suficientes para a festa virar. E muito bem, por sinal. Depois é só escolher a carne ou carnes do prato principal. Ítem para as próximas edições.
Lá em casa a coisa vai rolar mais ou menos assim. Enquanto corto as batatas em cubos para aquela saladinha especial que pode se tornar requintada com uma castanhazinha qualquer - a macadâmia, daqui da região, é legal - outro se encarregará de ralar as cenouras e abobrinhas para acompanhamento, Zarcillo, meticuloso, metódico e exigente - para não dizer chat... - lavará a alface americana e retirará as peles dos tomates e dos pimentões reservados ao cuscuz. Quem sabe vai ainda retirar as espinhas e a pele do bacalhau à sua moda... Colocando a mão na massa não terá como reclamar que o salpicão ficou muito salgado, exagerei no tempero e por aí afora. Uma festa antes da festa começar! Boa para a gente ir queimando caloria antes da comilança começar.
A seleção de hoje é mais do que eclética. Com pratos fáceis - para o Marquinho do Skinão e outros leitores não me darem bronca e outros mais requintados. Afinal, é Natal!
Antepasto de berinjela
3 berinjelas cortadas em tiras
3 colheres de sopa de sal
2 cebolas em fatias
3 dentes de alho em fatias finas
1 pimentão vermelho em tiras (sem a pele e sementes)
2 colheres (sopa) de vinagre
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
Orégano a gosto
Corte a berinjela com casca, adicione as três colheres de sal e deixe descansar por umas duas horas para desidratar. Retire a água que se formou, misture a cebola, os dentes de alho, o pimentão e o vinagre e deixe repousando de um dia para outro ou por várias horas. Escorra o vinagre e misture o azeite e o orégano. Deixe na geladeira. Decore com pimentões coloridos em tiras. Sirva como antepasto.
Salada de manga e rúcula
1 maço pequeno de rúcula
1 alface americana
1 xícara de chá de uvas Itália cortadas ao meio, sem sementes
1 xícara de queijo de minas meia-cura cortado em cubos
2 mangas maduras cortadas em fatias e em seguida em palitos
1 xícara de chá de salsão cortado em tiras
Molho:
Azeite
suco de limão
sal a gosto
Lave muito bem a rúcula e a alface. Coloque as folhas (se forem grandes, rasgue-as) em uma saladeira, junte as uvas, o queijo, a manga e o salsão. Regue com o molho, misture delicadamente e leve à mesa.
Cuscuz paulista
3 xícaras de farinha de milho em flocos
1 xícara de farinha de mandioca
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 dentes de alho amassados
2 cebolas médias bem picadas
1 pimentão verde pequeno em cubinhos
1 pimentão vermelho pequeno em cubinhos
1 pote (300 g) de palmito em conserva picado
1 lata (350 g) de molho de tomate refogado
500 g de camarões muito limpos
2 tabletes de caldo de camarão, frango ou galinha
2 xícaras de água fervente
1 pacote (200 g) de ervilhas congeladas (reserva um pouco para decorar)
1/2 xícara de azeitona verde picada
1 colher (chá) de colorífico
1/2 colher (chá) de louro em pó (ou 1 folha de louro)
1 xícara de salsa e cebolinha picadas
3 ovos cozidos e cortados em rodelas (reserve oito rodelas para decorar)
Sal e pimenta a gosto
Ponha uma peneira grossa sobre uma tigela grande e despeje a farinha de milho. Esfarele os flocos da farinha com as mãos forçcando a sua passagem pela peneira. Acrescente a farinha de mandioca e peneire também.
Prepare o cuscuz numa panela grande aquecida, junte o azeite de oliveira, o alho e a cebola, mexendo até a cebola ficar transparente. Acrescente os pimentões, o palmito, o molho de tomate, o camarão, os tabletes de caldo, a água e as ervilhas e deixe ferver por 5 minutos.
Adicione a azeitona, o colorífico, o louro, a salsa e a cebolinha, os ovos picados e tempere a gosto com sal e pimenta. Aos poucos e sempre mexendo, junte as farinhas, até obter uma massa macia e úmida.
Unte com azeite de oliveira o fundo e as laterais de uma fôrma de buraco no meio com capacidade para três litros, decore com o palmito em rodelas, as ervilhas, os camarões e as rodelas de ovo cozido.
Com uma colher vá distribuindo a massa de cuscuz na fôrma, com cuidado para não estragar a decoração, até encher toda ela. Aperte levemente com as costas da colher e deixe descansar por cinco minutos. Desenforme e sirva.
*Decore com camarões médios, limpos, cozidos com as caudas, 1 pedaço de palmito, 1/2 xícara de ervilha, 8 rodelas bonitas dos ovos cozidos.
* Receita: livro Viagem Gastronômica através do Brasil, Editora Senac, de Caloca Fernandes.
Filés de abobrinha com cenoura
3 abobrinhas brasileiras sem as sementes (em tiras ou raladas)
4 cenouras grandes (em tiras bem finas ou raladas)
Azeite, sal, manjericão a gosto
Rale no ralo grosso as abobrinhas e as cenouras (raspe antes para limpar e lave os legumes com cuidado).
Coloque em uma frigideira o azeite, as abobrinhas e as cenouras, salgue, tempere e se quiser adicione manjericão.
* Sirva como entrada (fria) ou acompanhando pratos principais. Se quiser incrementar, sirva com camarões.
Salada Waldorf
1/2 xícara de chá de nozes sem casca
1 ou 2 talos (só a parte branca) de um salsão
3 a 4 maçãs vermelhas
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de suco de limão
4 colheres de sopa de creme de leite
Sal a gosto
Decoração:
Alface americana e cubos de maçã com casca
Nozes com a pele
Pique as nozes (retire as cascas antes). Descasque os talos de salsão e corte-os em finas tiras. Descasque as maçãs e corte-as também em finas tiras. Coloque em um recipiente a maionese, o suco de limão, o creme de leite e o sal.
Misture o molho ao salsão, maçãs e nozes, delicadamente. Leve a salada à geladeira por mais ou menos duas horas. Retire, decore com as maçãs em cubos, as nozes e coloque ao redor folhas de alface americana.
Farofa com laranja e abacaxi
3 colheres de sopa de azeite
100 gramas de bacon
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picada
Biscoitos cream crakers moídos com as mãos ou farinha de mandioca a gosto
1 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
1 xícara de chá de cheiro-verde picado sal a gosto
1 xícara de chá de laranja cristalizada, em calda ou mesmo in natura picadas (neste caso, retire a pele que envolve os gomos e as sementes e somente a coloque quando a farofa já estiver pronta)
1 xícara de abacaxi (sem o caroço e a casca), cortado em cubos
Coloque em uma frigideira o azeite e frite os cubos de bacon, até ficarem crocantes, sem gordura aparente. Adicione, em fogo baixo, o alho e a cebola. Assim que ficarem transparentes, adicione as azeitonas, o cheiro-verde, o sal e vá colocando os biscoitos ou a farinha de mandioca até dar o ponto, Se quiser uma farofa mais úmida, coloque gotas dágua ou meia colher de sopa de margarina e misture bem. Adicione a laranja e o abacaxi. Mexa delicadamente e sirva.
Carpaccio com rúcula
300 g de filé para carpaccio (compre pronto nos supermercados)
1 colher (sopa) de alcaparras
1 xícara (chá) de rúcula picada
50 gramas de queijo parmesão ralado grosso ou cortado em tiras finíssimas
Molho: salsinha, suco de limão, azeite, alcaparras, mostarda Dijon, molho inglês, pimenta-do-reino e sal)
Coloque as lâminas do carpaccio em uma travessa rasa e providencie o molho (misture os ingredientes e bata bem). Regue a carne, polvilhe por cima rúcula picada e adicione o parmesão e as alcaparras.