As preocupações de final de ano fazem com que as pessoas se descuidem e facilitem o trabalho dos marginais
Final de ano e a maioria dos trabalhadores está com o 13.º para gastar no comércio, fato de conhecimento público e que favorece a ação dos ladrões e estelionatários e preocupa a polícia. O clima natalino faz com que as pessoas deixem de tomar certos cuidados, facilitando a ação de quem trabalha na marginalidade.
A falha da população é a chance que o marginal espera para entrar em ação, avisa do delegado titular do 3.º Distrito Policial, Marcelo Nagib Haddad, responsável pelas áreas Centro e Sul da cidade. Segundo ele, os marginais estão sempre observando os passos de suas vítimas e, a qualquer descuido, aplicando o bote.
Para evitar que o índice de furtos e roubos aumente no final do ano, o delegado faz um alerta.Adotem cuidados básicos, principalmente quando forem às compras. Procurem utilizar as bolsas sempre à frente do corpo. As famosas bolsas tipo mochila, de carregar nas costas, são as mais vulneráveis. Podem ser abertas sem que a vítima perceba.
Carteiras cheias de dinheiro são verdadeiros chamariz para os ladrões. Por isso, o delegado aconselha a população a não exibir a carteira em locais de muita movimentação. O uso de cheques e cartões de crédito são alternativas para evitar o furto e roubo de dinheiro.
Quanto aos talões de cheques e cartões, quando furtados, perdidos ou roubados, o melhor é comunicar, de imediato, o banco para que a conta seja bloqueada. Depois, é importante que a vítima procure a delegacia e registre o fato.
Golpes
A Zona Central e Sul da cidade são as preferidas pelos estelionatários. Os golpistas, segundo levantamento do 3.º DP, estão sempre próximos das agências bancárias e comércio. Escolhem as vítimas pela aparência e procuram induzi-las a comprar um bilhete premiado ou uma Mega-Sena. Oferecem absurdos e levam o dinheiro.
Por isso a orientação é para que quando alguém se aproximar oferecendo muitas vantagens, não dê atenção e, se observar um policial por perto, procurá-lo e avisar sobre a pessoa que está tentando convencê-la a comprar o bilhete, ou mesmo aquela que está interessada em oferecer-lhe uma gratificação.
Os golpistas não escolhem as pessoas por idade. Por isso, é importante ficar alerta. Os idosos e os de origem oriental são presas fáceis, diz o delegado.
Para os comerciantes, Haddad dá um conselho. Ao receber cheques, consulte o Serasa e o banco. Peça documento e se certifique que ele é original e não falsificado. Na dúvida, procure um policial.
Mercados & lojas
Nas compras em supermercados e lojas, as pessoas não devem deixar a bolsa sobre carrinhos ou balcões. As pessoas vão às compras e ficam despreocupadas, se entusiasmam, facilitando o furto.
As compras, assim como os documentos pessoais e dos veículos não devem ser deixados no carro. O melhor é estacionar em um estabelecimento que se responsabilize pelo carro. Mas, se isso não for possível, procure deixar as compras no porta-malas, para não chamar atenção.
O alarme sonoro dos carros é sempre um dispositivo que ajuda a evitar os furtos e roubos, tanto do veículo como do interior dele, aconselha Haddad.
Coletivo
De acordo com o delegado, mesmo no interior dos coletivos tem ocorrido furtos de carteira.Os famosos punguistas, esbarram nos passageiros e retiram a carteira. As mulheres também têm praticado este delito.
Para esses casos, o delegado aconselha a vítima a pedir para o condutor do coletivo a tomar providências. Se a pessoa sentir que levou um empurrão ou alguém esbarrou nela, olhe a bolsa. Se a carteira sumiu, peça para o motorista fechar as portas do coletivo e seguir para a delegacia.
Crianças identificadas
Os pais de crianças pequenas devem tomar muito cuidado. Lojas cheias e crianças não combinam. Elas podem se perder. Haddad aconselha que as crianças carreguem um cartão com sua identidade no bolso. Contendo o nome, a idade, o nome dos pais e um telefone para contato.
Acidentes
Nesta época do ano é comum as pessoas irem a várias festas no mesmo dia. Em cada uma delas, comem e bebem à vontade. O perigo é dirigir alcoolizado. O motorista não deve esquecer que o Código de Trânsito não perdoa o condutor infrator e em determinados casos pode até cassar a CNH. O motorista corre o risco de ser condenado criminalmente.
Intensificado
Uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar poderá resultar numa inibição do número de delitos praticados nesta época do ano, na área Central e Sul. Segundo o delegado do 3.º DP, Marcelo Nagib Haddad, o policiamento será intensificado.
As áreas, já mapeadas, onde ocorrem mais delitos serão intensamente policiadas, tanto pela polícia Civil como Militar. O quadrilátero formado pela avenida Rodrigues Alves até a rua 15 de novembro e até a Ezequiel Ramos e da rua Araújo Leite até a rua Monselhor Claro, é onde mais ocorrem furtos de veículos. Uma equipe da Polícia Civil está destacada para este trabalho.