Cidade que já foi um grande pólo produtor do bicho-da-seda, na região, completa hoje mais um ano de emancipação.
Duartina - Desde o primeiro dia deste mês, a Prefeitura de Duartina vem cumprindo uma agenda cultural que deve se estender até o dia 31, com um show pirotécnico na Praça da Matriz. As festividades foram incluídas na programação de aniversários da cidade, que completa hoje 75 anos de emancipação político-administrativa.
Aliás, Duartina tem uma peculiaridade. Nessa semana, além do aniversário, a cidade comemora também o dia da padroeira (Santa Luzia). Conclusão: em uma semana o município passa por dois feriados.
Provando uma vez mais a força que a igreja exerce sobre a comunidade católica, especialmente, nos pequenos centros urbanos, o feriado do dia 13, dia da padroeira, terá mais peso do que o de aniversário.
Hoje, o comércio local deve funcionar normalmente. Na próxima quinta-feira, no entanto, todas as portas da área comercial deverão permanecer fechadas.
O prefeito Ênio Simão (PPB) ressaltou que o comércio da cidade foi autorizado a funcionar depois que os empresários se comprometeram a pagar as horas trabalhadas, com os adicionais de 50% (horas-extras). Os comerciantes teriam argumentado com o prefeito que ficar dois dias da semana com as portas fechadas poderia representar queda nas vendas de fim de ano.
Ênio Simão informou ainda que os serviços públicos e bancários serão suspensos nos dois dias, hoje e quinta-feira. Apenas os serviços públicos essenciais serão mantidos em esquema de plantão.
Solenidade
Uma missa solene, em comemoração ao aniversário da cidade, e apresentações de grupo de dança e de dupla sertaneja são os únicos eventos programados para hoje. A missa está marcada para as 20 horas e as apresentações começam após o encerramento da celebração religiosa.
Na sexta-feira, os moradores terão a oportunidade de acompanhar o sorteio da Loteria Paulista, a partir das 18 horas, na Praça da Matriz. Logo em seguida, estão programados mais shows musicais. Entre eles está o da dupla sertaneja Tinoco e Toniquinho (pai e filho). O primeiro é o mesmo da famosa dupla Tonico e Tinoco.
Bicho-da-seda
Antes de ser emancipada, em 1926, Duartina era distrito de Piratininga. Hoje, a cidade possui pouco mais de 12 mil habitantes, segundo censo divulgado ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desse total, quase dois mil vivem na zona rural. Muitos deles, foram atraídos pela criação do bicho-da-seda e pela pecuária - duas das principais atividades econômicas do município, ao lado das serrarias e fábricas de móveis.