07 de dezembro de 2025
Geral

Em Confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

VEM AÍ A MP

Dentro de 15 dias deverá ser elaborada a Medida Provisória (MP) que fará alterações na legislação esportiva do País. O texto da MP, baseado no relatório final da CPI do Futebol no Senado, será elaborado conjuntamente entre os técnicos do Senado e do Ministério do Esporte. Assim que estiver pronta a MP será enviada para apreciação do presidente Fernando Henrique Cardoso. O texto poderá sofrer alterações caso a Advocacia Geral da União aponte falhas na sua elaboração. Com isso a MP só deverá começar a valer a partir do próximo ano. A Medida Provisória tem como principal objetivo criar uma Lei de Responsabilidade Social para dar mais transparência a administração de clubes e entidades. Com a MP o futebol passa a ser tratado como uma atividade comercial. Os clubes só poderão participar de competições oficiais se estiverem em dia com o INSS e com a Receita Federal. Isso também será requisito para que os clubes possam receber verbas de patrocínio. Acho legal a criação dessa MP, que poderá abrir caminho para a intervenção do Governo e da Justiça em entidades como CBF e federações. Acabar de vez com os cambalachos.

JUSTIÇA

Justiça foi feita: o São Caetano foi confirmado ontem no Torneio Rio-São Paulo sob qualquer circunstância. Em votação secreta, a decisão favoreceu o Azulão que venceu por 7 a 6. A princípio, o São Caetano entrará no lugar do Botafogo de Ribeirão.

SITUAÇÃO BRABA

O meia-atacante Nildo resolveu botar a boca no mundo. Ele revelou que o Sport Recife não lhe paga os salários há seis meses e admitiu estar se desfazendo dos seus bens pessoais para saldar compromissos mais imediatos. O jogador do Sport disse que já vendeu um carro e está se desfazendo de outros bens, como alguns terrenos situados em Caruaru, para cuidar da sobreviência de seus familiares.

SOCO GLORIOSO

A crônica esportiva madrilenha e a barcelonesa divergem ao informar sobre a absolvição de Rivaldo, do Barcelona, pela justiça desportiva. O atacante brasileiro agrediu o zagueiro Lacruz, do Athletic Bilbao, na partida realizada dia 25 de novembro. O soco foi mostrado claramente pela televisão. Pode parecer uma piada, mas é a realidade. Um jogador dá um soco por trás em um adversário e os árbitros olham para outro lado e arquivam o dossiê, afirmou o jornal Marca, acrescentando que o futebol não merece isso. Mas para os jornais de Barcelona e dirigentes do clube catalão, saiu tudo no lucro. O futebol saiu ganhando, declarou o presidente do Barça, Joan Gaspart, opinião compartilhada pela publicação esportiva Sport, que deu o seguinte título: Ganha o Barça, ganha o futebol.

SEM TELINHA

Os torcedores mexicanos podem começar a se preparar para acompanhar os jogos de sua Seleção na Copa do Mundo de 2002 pelo rádio. Isso porque as duas principais emissoras de televisão do país, a Televisa e a TV Azteca não parecem dispostas a pagar o que a DirecTV, detentora dos direitos da competição, está querendo receber pelo torneio. COMPLÔ

Marco Aurélio Motta, técnico da seleção brasileira de vôlei feminino, diz que existe um complô de jogadoras e ex-atletas contra ele após os maus resultados da equipe nacional este ano. Nitidamente há um movimento de alguém para desgastar a minha imagem, disse. Sem revelar quem seria esse alguém, o técnico reclamou da ex-jogadora Fernanda Venturini, que fez declarações sobre os problemas de relacionamento no grupo. Ela disse que deve haver algo de errado para o Brasil ter tido resultados ruins. Para mim não foram tão ruins assim. As brasileiras ficaram em quinto lugar no Grand Prix e em quarto na Copa dos Campeões, mas conquistaram o Sul-Americano e o Classificatório para o Mundial.

MESTRE SALA DOS BARES

Confirmado para domingo de manhã, no Estádio Distrital da Vila Dutra, o jogo de confraternização entre Pé de Varsa e Verona, dois dos mais populares bares da cidade. Estarão em cena, craques do passado como Washington, Tobias, Marcão, Celso e Jorge Fernandes, entre outros. O Pé de Varsa - nome também de um tradicional bloco carnavalesco - fica na Vila Falcão e é de propriedade do amigo Tobias, ex-zagueiro do Noroeste e XV de Jaú. Meu pedaço favorito da noite, assim como o Imprensa Bar. O Verona, no Núcleo Gasparini, além de bar é bloco de carnaval e forte equipe da Primeira Divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador.

CONVITE

O Leônico promoverá neste domingo, a partir das 12 horas, na sede da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, sua festa de fim de ano. Na oportunidade será empossada a diretoria para o biênio 2002/2003. O novo presidente da agremiação do Parque São Geraldo é o advogado Cícero de Oliveira. Obrigado pelo convite.

APOSTO NO TILIBRA

Tilibra-Copimax e Hebraica enfrentam-se na abertura das quartas-de-final do Campeonato Estadual. O playoff será em melhor de cinco jogos, e isso vale dizer que se time de Guerrinha vencer esta noite, em São Paulo, poderá garantir neste fim de semana, vaga nas semifinais, bastando vencer os jogos de sábado e domingo, na Panela de Pressão. O Tilibra-Copimax tem plenas condições de fazer 3 a 0 e liquidar a fatura, porque além de ser melhor do que a Hebraica, jogará em casa. E por falar em basquete, recebo convite de Ricardo Carrijo, para a solenidade desta noite, no Tiliclube, quando Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista homenageará os destaques deste ano. A entidade promoveu 11 campeonatos oficiais do pré-mini ao adulto, no masculino e feminino, envolvendo 900 atletas de 54 equipes de duas dezenas de cidades.

MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1987: Noroeste 2 x São Paulo 1, gols de Rodinaldo para o Norusca. Edmílson descontou. Árbitro, Pedro Inácio Filho. Público pagante: 14.778. Noroeste: Éverton; Edinho, Vítor Hugo, Amarildo e Jacenir; Vadinho, Eudes e Lívio; Chico Espina, Rodinaldo e Baroninho. São Paulo: Gilmar; Éder Taino, Oscar, Fonseca e Denys; Paulo Martins, Neto (Manu) e Pita; Lê, Edmilson e Edivaldo.