07 de dezembro de 2025
Geral

Memória: Uma das maiores goleadas sobre a Argentina em Bauru

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Na história da vida esportiva bauruense existe um acontecimento que emocionou todo o público e fez com que o nome de Bauru, há 50 anos, fosse citado com destaque no noticiário do futebol internacional em todo o mundo. Foi quando a diretoria do Bauru A. C., numa jogada empresarial arriscada, resolveu convidar, para um jogo na Sem Limites, o Atlanta de Buenos Aires, tradicional equipe que disputava o campeonato principal da Argentina, ao lado do Boca Júniors, River Plate, Racing, São Lorenzo, Independiente e outros.

O onze portenho vinha precedido de ótimo cartaz, pois na quinta-feira que antecedeu o jogo em nossa cidade, havia vencido o São Paulo, em pleno Pacaembu, por 1 a 0, gol do centro avante Dupoy. Numerosa torcida compareceu ao estádio de Vila América (atual sede do BAC), proporcionando a arrecadação de 100 mil cruzeiros, excelente para a época.

Estávamos no dia 23 de dezembro de 1951 e, iniciada a partida, notava-se que a disposição do Bauru A. C. era das maiores, pois também estava em disputa o prestígio do futebol brasileiro. Os torcedores, antes do início do jogo, temiam por um vexame mas, terminado o primeiro tempo, todo aquele desespero havia desaparecido, pois o alvi celeste já vencia por 6 a 1.

Para alegria da família baqueana, porque não dizer de toda Bauru esportiva, o jogo chegou ao final com uma goleada histórica, por 8 a 2 para o Bauru A. C., o qual conseguia, para o Brasil, uma das maiores goleadas de um time brasileiro sobre um argentino. Marcaram os gols do time bauruense, Marinho (3), Souzinha (3) e Sabú (2). A equipe do Bauru A. C. jogou assim constituída: Sorocaba, Crenite e Carioca. Lúcio, Souza e Carmelo. Souzinha, Marinho, Rubens, Mical e Sabú. Ainda jogaram: Zinho, Gino, Dondinho (pai de Pelé) e Ventura.

Sem dúvida nenhuma, essa vitória de um time do Interior de São Paulo, na época integrante da II Divisão de Profissionais, sobre uma equipe que disputava o principal campeonato da Argentina, alcançou ampla repercussão nos meios internacionais. Completa reportagem sobre esse acontecimento futebolístico histórico, inclusive fotos, poderá ser vista no Instituto Histórico Antônio Eufrásio de Toledo, que funciona na rua Capitão Gomes Duarte, n.º 13-41. Atende de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Aos sábados, das 8h30 às 10h30. Outros esclarecimentos são obtidos pelo telefone 234-2508. E-mail: ihaet@terra.com.br