BOA RODADA
O maior destaque desse início de Torneio Rio-São Paulo, sem dúvida, é o número de gols que vem sendo marcados. Depois dos 8 a 0 do Fluminense sobre o América-RJ no domingo, na noite de quarta-feira foi a vez dos 5 a 4 que a Portuguesa impôs ao Flamengo, fazendo a média passar dos quatro gols por partida (em 24 jogos foram marcados 98 gols). Nesse quesito, o tricolor das Laranjeiras está na frente de todos, com dez gols marcados e com a vantagem de, juntamente com o Corinthians, ter também a defesa menos vazada: apenas dois gols sofridos. Na rodada de quarta, além dos nove gols no Canindé, seis gols aconteceram em Jundiaí, na primeira vitória do time da casa na competição. A vítima foi o Bangu. Em Campinas foram marcados cinco gols, na merecida vitória do São Paulo sobre o Guarani. O bravo Bugre perdeu, mas a arquiinimiga Ponte Preta bateu o Americano em Campos, em outra partida com cinco gols marcados. O Vasco confirmou o favoritismo e a boa fase, derrotando o frágil América. O Palmeiras fez lição de casa, vencendo o São Caetano. Mesmo assim, a galera alviverde chamou Luxemburgo de burro. O Corinthians teve mais volume de jogo, mas o jovem Santos mereceu a vitória de 1 a 0 na Vila.
EM ALTA
A vitória sobre o Corinthians ainda repercute positivamente na Baixada Santista. O gol do garoto William, no segundo tempo, foi considerado fundamental pelos jogadores para recuperar a auto-estima após a derrota para a Ponte Preta no último domingo. O atacante de apenas 18 anos, foi um dos destaques do Peixe na Copa São Paulo de Juniores, e agora promete muita garra para brigar com Oséas por uma vaga de titular.\n
PAZ E LÁGRIMAS
A briga entre Luiz Felipe Scolari e goiano Semi Peres não acabou em pizza e sim em lágrimas. O torcedor retirou a queixa de agressão contra o técnico da Seleção Brasileira. Na véspera, Felipão chutou as nádegas de Peres, ao ficar irritado com o pedido para a convocação de Romário. O goiano se encontrou com Felipão no quarto do hotel Castro’s onde a Seleção estava hospedada e disse que os dois choraram ao selar a paz. Como se fosse um prêmio por retirar a queixa, o torcedor goiano recebeu uma camisa da Seleção Brasileira autografada pelo treinador.
ALFINETADA
A partida Vasco x Palmeiras, que estava programada para domingo, às 16 horas, passou para sábado, por interesse da TV Globo. Vanderlei Luxemburgo ficou irritado com a alteração e criticou a atitude da emissora. Segundo o treinador, o Corinthians dá mais ibope. “Mais uma vez os homens de terno da TV mudaram a data da partida. O jogo do Corinthians fica para domingo, porque dá mais audiência para ganhar do Guguâ€.
VETERANOS
Depois de Bismarck, o Fluminense contratou mais um veterano para reforçar o time no Rio-São Paulo e na Copa do Brasil: é Jorginho, 37 anos, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos.
REFORÇO
Márcio Griggio acertou o empréstimo até junho com o Atlético Sorocaba. O meia ofensivo optou por sua transferência por não estar sendo utilizado no São Caetano, mesmo com a venda de Esquerdinha para o Santos. O que pesou também foi a amizade que tem com o técnico Luiz Carlos Martins, com quem trabalhou no Azulão. Márcio Griggio é o quarto maior artilheiro da curta história do São Caetano, com 24 gols ao lado do lateral-esquerdo César - o primeiro é o atacante Adhemar, com 45 gols.
FESTA
O volante Simão, 34 anos, raçudo e técnico ao mesmo tempo foi recebido com festa ontem em Istambul, pela torcida do Fenerbach. Para quem não sabe, futebol é uma das grandes paixões dos turcos.
SEMEL COMANDA
Os campeonatos fraldinha, dente de leite, dentinho, infantil e sub-17, que tanto sucesso fizeram nos últimos anos, patrocinados pelos Bingos, não serão mais promovidos pela Liga Regional de Futebol de Bauru. Voltarão ao comando da Semel, que por sinal, criou tais competições.
TABU
Se o Brasil pretende surpreender a República Tcheca no tapete de Ostrava, em fevereiro, pelo Grupo Mundial da Copa Davis, terá antes de tudo que superar um tabu. Até hoje, os quatro jogadores convocados não venceram qualquer dos oito duelos de simples que fizeram diante dos quatro tchecos escolhidos para os jogos. Número 1 do Brasil neste confronto, Fernando Meligeni é o que mais jogou contra os tchecos, mas foi derrotado nas seis vezes. Seu maior carrasco é justamente Jiri Novak, atual número 16 do mundo e número 1 do time adversário, que bateu Meligeni em três oportunidades, curiosamente todas em quadras de saibro.