Agudos - A Diretoria Municipal de Saúde de Agudos já cadastrou mais de 3,5 mil pessoas para receber o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que poderá ser usado em todos os hospitais conveniados no País. Esse número representa 10% da população local.
O trabalho na cidade começou no mês de outubro, do ano passado, e faz parte do programa nacional do Ministério da Saúde, que tem como lema “A Saúde Quer Conhecer Você Melhorâ€.
O cartão possibilitará a todos os seus proprietários atendimento médico-hospitalar nos serviços do SUS em qualquer posto, hospital ou pronto-socorro do País. A intenção do Ministério da Saúde é implantar o cartão em todas as cidades brasileiras.
Pouco antes do início do cadastramento, nove agentes foram contratadas e treinadas pela Diretoria de Saúde. Eles passaram por treinamentos específicos e começaram a fazer o levantamento da população total do município em outubro.
O trabalho começou pelos bairros Parque Pampulha, Jardim Europa e Cohab IV. A finalidade é registrar o número de pessoas por residência, os dados pessoais, características do domicílio e informações sobre cada morador, como idade, grau de escolaridade, profissão e se faz algum tratamento médico.
Apenas nesses bairros estão concentradas cerca de 6,5 mil pessoas. Com os dados em mãos, o setor de saúde terá um diagnóstico completo dos moradores que servirá não apenas para a implantação do Cartão-SUS, mas também para que o município possa dar um melhor atendimento médico à população.
Visando obter uma avaliação mais precisa quanto ao uso dos serviços de saúde e dos medicamentos, a Prefeitura está mobilizando as três unidades de saúde da cidade para a agilizar o cadastro dos usuários.
Segundo o diretor municipal de saúde, Altair Francisco Silva, as informações do cadastramento também serão úteis para a criação do Programa de Saúde da Família (PSF), que deverá entrar em funcionamento ainda neste ano e que tem a pretensão de levar o atendimento mais próximo da população.