07 de dezembro de 2025
Entrelinhas

Entrelinha

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Dobradinha Carlos Braga (PTB) e Tuga Angerami (PSB) definiram a dobradinha para disputar as eleições deste ano. Braga disputará a Câmara Federal e Tuga a Assembléia Legislativa. Ambos os grupos já sentaram para discutir os rumos da campanha. Militantes do PSB estão aproveitando para percorrer cidades da região. Algumas cidades foram visitadas no mês passado.

Em campanha Braga está com as negociações de sua candidatura em estágio mais avançado, com vários colaboradores definidos em inúmeras cidades do Interior. A informação é a de que a dupla aguarda apenas a definição da estrutura de campanha para realizar o lançamento da dobradinha, após o Carnaval. Mas já é possível, com um pouco de sorte, vê-los juntos por aí.

Herança O prefeito Nilson Costa (PPS) sente o primeiro golpe de sua parceria política mal-sucedida com Izzo Filho. O TCE rejeitou as contas de 1998, incluindo o período em que Nilson administrou a cidade. O atual prefeito tentou argumentar que recebeu a cidade em situação financeira caótica. O Tribunal, por sua vez, apontou que o atual prefeito não agiu para estancar a sangria naquele exercício.

Conseqüência Nilson repetiu incansavelmente durante meses que estava trabalhando para colocar a casa em ordem no período de turbulência. Contudo, o chefe do Executivo não convenceu o TCE sobre sua gestão de 1999, quando assumiu a cidade em fevereiro e nunca mais deixou o cargo. O órgão novamente opinou pela rejeição das contas de Nilson neste período. O prefeito entrou com recurso, em andamento.

Cobranças Já era esperado. Depois de uma trégua de 40 dias, devido ao recesso parlamentar, a oposição voltou afiada contra o prefeito Nilson Costa (PPS). Seu cargo foi o mais lembrado durante a sessão de ontem, a primeira do ano. O reajuste da tarifa de água, o realinhamento do IPTU, os buracos e o endurecimento com as regras dos servidores foram os assuntos mais citados.

“Cobras venenosas” Nilson não deixou por menos. Para ele, os adversários mais ferrenhos aproveitaram uma parte das férias fazendo um estágio no Instituto Butantan. “Eles reforçaram o estoque de peçonhas”, reagiu, ao chamá-los de “cobras venenosas”. O prefeito acredita que o ano político-eleitoral que se inaugura vai ser repleto de críticas à Administração Municipal.

Inspirados Alguns parlamentares se exaltaram nos verbos, na reunião de ontem. “O Brasil é o fundo de quintal dos Estados Unidos”, disparou Lelo Rodrigues (PTB). “Dirigir a cidade por meio de impostos, qualquer bobo faz”, tascou o tucano Toninho Garmes. “Sou uma pessoa que tem orgulho em ter votado em Walter Costa para a presidência desta Casa”, reverenciou Osvaldo Paquito (PPS), tomado por uma admiração avassaladora pelo presidente.

Assuntos sérios Aliás, Paquito cumpriu a promessa de que usaria a tribuna livre na primeira sessão deste ano. No ano passado, o parlamentar discursou da tribuna apenas duas vezes. Ele justifica alegando que o parlatório não pode ser vulgarizado e deve ser utilizado para comentar assuntos sérios. Vamos aguardar....