07 de dezembro de 2025
Leonardo de Brito

Em Confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 4 min

• VOANDO BAIXO

Com três pilotos brasileiros - Rubens Barrichello, da Ferrari; Felipe Massa (Sauber) e Enrique Bernoldi (Arrows) - o Grande Prêmio da Austrália, na madrugada brasileira deste domingo, abre o Mundial de Fórmula 1, quando Michael Schumacher tentará o penta. Todos contra o alemão da Ferrari. Minha expectativa é em torno de Massa. Torço para os brasileiros, é claro, mas estou mais interessado na participação do piloto botucatuense do que no Rubinho. O Mundial de F-1, no entanto, já não desperta o interesse de antes. Começa também hoje, a temporada da Fórmula Indy, a IRL (Indy Racing League), em Miami. O brasileiro Gil de Ferran tenta repetir nessa categoria do automobilismo, a mesma classe e determinação que o levou a ser campeão na Fórmula CART, conhecida como F Mundial. Gil de Ferran terá ao seu lado Hélio Castroneves, que no GP deste sábado larga em segundo lugar, e que no ano passado venceu a Indy-500. A F Indy terá também o bauruense Airton Daré, chamado na última hora para substituir Donnie Beecler. Mesmo estando afastado das pistas há quase seis meses, Darezinho, sempre arrojado, aceitou o convite para correr na IRL.

• TRÊS JOGOS HOJE

Trê jogos abrem hoje a rodada do fim de semana do Torneio Rio-São Paulo. Em Campos, o Santos encara o Americano, e além de lutar pela primeira vitória fora da Vila Belmiro, vai tentar fugir da dengue. Depois do empate em casa contra o Inter, pela Copa do Brasil, o time de Celso Roth precisa desencantar jogando fora, mas não vai ser fácil. Não é porque o Corinthians venceu o Americano por 6 a 2 que vamos considerar fácil o jogo desta tarde. No Rio, depois de ser goleado por 3 a 0 pelo São Caetano, o Vasco busca a reabilitação contra a Portuguesa. O trunfo do Vasco é o retorno de Euller, que se recuperou de sua contusão. O Filho do Vento, que só disputou três partidas neste ano, volta a formar dupla com Romário. Na Lusa, a expectativa fica por conta de mais um resultado positivo sobre um grande time carioca, pois além da vitória sobre o Fluminense, a Portuguesa venceu também o Flamengo. Em Campinas haverá um jogo doméstico entre Ponte Preta e São Caetano. A Macaca, que ainda não esqueceu a goleada sofrida para o São Paulo, busca a reabilitação. Já o Azulão, joga embalado pela vitória sobre o Vasco.

• PRESSÃO

O senador Álvaro Dias está cobrando do governo a assinatura da Medida Provisória (MP) que põe em prática as medidas propostas pelo relatório do colega de Senado, Geraldo Althoff. Em entrevista à Rádio Jovem Pan de São Paulo, o ex-presidente da CPI do Futebol, acusou o governo de estar sendo omisso em relação ao caso, chegando a dizer que um eventual fracasso do Brasil na Copa do Mundo seria culpa de FHC e seus ministros. Álvaro Dias garantiu que aguardará mais uma semana para que o governo assine a MP. Caso contrário, começará a fazer pressão para que o texto seja aprovado no Congresso.

• CORÉIA PRONTA

A infra-estrutura da Copa do Mundo de 2002 já está pronta e a festa máxima do futebol poderia começar agora, se fosse necessário. Quem garante é o integrante do Comitê Organizador da Coréia do Sul, Bok-Hyung Lee, que está no Paraguai, onde promove o Mundial. Segundo ele, a Coréia construiu os melhores estádios, ampliou os aeroportos e as estradas. Bok-Hyung Lee deu ênfase a questão da segurança, informando que neste item houve especial atenção. Lembrou que a polícia teve treinamento específico para enfrentar terroristas.

• GLOBO RETIRA

A Rede Globo retirou a verba de patrocínio do Campeonato Carioca, alegando que os quatro grandes clubes do estado - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - estão disputando paralelamente esta competição e o Torneio Rio-São Paulo. A Globo alegou que a forma como os grandes clubes estão disputando o certame do Rio, acaba ferindo a credibilidade da competição. Verdade. Os grandes clubes estão escalando times mistos e até juvenis. A emissora lembrou ainda que o combinado era esses clubes disputarem o Campeonato Estadual somente ao fim do Rio-São Paulo.

• CASTIGO

O Kaiserslautern, time da Primeira Divisão do Campeonato Alemão, onde joga o amigo Ratinho, revelado no Matsubara, dispensou o jogador egípcio Hany Ramsy depois que este foi condenado a oito anos de prisão por assédio sexual. Segundo o jornal “Bild”, Ramsy foi condenado no mês passado após assediar uma mulher de 20 anos em um restaurante. A vítima teria se mudado para a Austrália para esquecer o assunto. Oito anos? Acho que condenação desse tipo dificilmente haverá no Brasil.

• MEMÓRIA

Campeonato Paulista de 1974: Noroeste 1 x Corinthians 0, em Bauru, gol de Eduardo. Árbitro: Romualdo Arpi Filho. Público pagante: 20.104. Noroeste: Roque; China, Tecão, Moacir e Dé; Lorico e Zé Mário; Jáder, Zé Rubens, Eduardo e Julinho. Corinthians: Ado (Buticce); Zé Maria, Laércio, Brito e Vladimir; Tião e Ademir; Vaguinho, Lance, Carlos Alberto (Ivã) e Pita.