07 de dezembro de 2025
Cultura

Aproveitando as liqüidações

Eliane Barbosa
| Tempo de leitura: 2 min

Como existe moda e modismo, mesmo quando as lojas lançam superpromoções de artigos da estação que está fim, com descontos vantajosos, é preciso cautela para comprar.

Caso das roupas rasgadas e dos xadrezes, por exemplo, sucesso em temporadas passadas, que agora estão em baixa. Portanto, se você encontrou aquela saia de lãzinha em estilo escocês, seu sonho de consumo do inverno passado, pense bem se vale a pena comprá-la agora, contrariando as tendências do momento. Como esse tipo de padrão vinga de estação em estação, no Brasil, na Europa ou na América, a compra pode ser um bom negócio, mas a longo prazo.

Isso também acontece com os tailleurs, terninhos e os tricôs que faça chuva ou faça sol, continuam clássicos.

Para facilitar seu “garimpo” nas lojas da cidade, fomos atrás de dicas para você não errar na hora de comprar.

* Pesquise sempre antes de comprar qualquer peça, mesmo que for uma simples blusinha. Pense no que você tem no armário e se ela vai mesmo lhe servir para trabalhar, passear, viajar, sair com os amigos.

* Antes de se lançar às compras, faça uma listagem mental das peças básicas que você tem no guarda-roupa e como poderia coordená-las com as promoções.

* As peças em tons neutros são sempre sinal de boa compra.

* Camisas, blusas, saias, calças, lisas, são muito mais fáceis de serem coordenadas.

* Tenha personalidade. Mesmo que a vendedora insistir que o verde-limão lhe cai bem, se você não gosta da cor, descarte.

* Nunca compre peças pensando que irá emagrecer ou se não se sente bem diante do espelho. Muitas vezes o vendedor, para empurrar aquele vestido que caberia melhor em sua filha, acaba dizendo inverdades recheadas de boas intenções, tipo: “imagine, você não é gorda!”. Se você se sente assim, compre peças mais largas e nem por isso feias.

* Cuidado com as vendas casadas. Tipo: compre uma calça e ganhe uma blusa ou compre um terninho e ganhe o colete. Será que você vai, algum dia, usar mesmo o tal presente?

* Antes de comprar qualquer peça, faça essas três perguntas básicas para não se arrepender: Eu já tenho uma roupa parecida com essa em casa? Onde vou usar isto? Essa peça combina com minhas roupas?

* Nunca compre nada se não tiver certeza de que está mesmo precisando da peça ou pelo menos irá usá-la algum dia. Quanta gente já não comprou uma blusa transparente que só em manequim ficaria bem e acabou deixando-a no armário?

Compras desse tipo não interessam, já que liqüidação é sinônimo de oferta e oferta engavetada de nada vale. Boas compras!