07 de dezembro de 2025
Bairros

Escuridão favorece a criminalidade

Sabrina Magalhães
| Tempo de leitura: 2 min

A Polícia Militar (PM) defende que uma iluminação pública eficiente é um dos pontos mais importantes no combate à criminalidade. Temendo ser reconhecidos por suas vítimas, a maioria dos bandidos age apenas na calada da noite, em pontos bem escuros e isolados.

De acordo com o comandante da 1.ª Companhia de PM de Bauru, capitão Benedito Roberto Meira, a deficiência da iluminação pública cerceia a liberdade do cidadão de andar pelas ruas. Com medo de sofrer agressões, as pessoas acabam se recolhendo nas próprias casas. Ele comenta que a claridade adequada nas ruas faz parte da chamada prevenção primária.

“Trata-se de todas as providências tomadas pelo cidadão e pelo poder público no sentido de tornar mais difícil a ação dos bandidos. No caso do cidadão, prevenção primária é instalar alarme no carro, grades nas janelas, erguer muros, manter um cachorro no quintal. No âmbito municipal, a prevenção primária é a implantação de infra-estrutura coerente, com asfalto, luz, sinalização - condições que facilitem o policiamento das vias públicas”, explica.

Neste sentido, Meira salienta que a atuação da polícia fica extremamente complicada, por exemplo, nos bolsões de pobreza. As ruas de terra esburacadas e escuras dificultam ou mesmo impedem o acesso das viaturas, facilitando a fuga dos bandidos em meio ao breu.

“A Prefeitura Municipal admite a deficiência e a necessidade de melhorar a iluminação pública de Bauru. Mas o racionamento paralisou o projeto que estávamos fazendo. O que esperamos é que, com o fim do racionamento, possamos retomar as discussões e colocar em prática todas as alterações necessárias”, conclui.

A Prefeitura informa que reunirá o grupo novamente assim que possível para dar prosseguimento às propostas.

Pesquisas

A relação da criminalidade com a ineficiência da iluminação pública já foi objeto de estudo em diversos países. Segundo o assessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Bauru, Braz Melero, já foi comprovado, por exemplo, que é necessária uma claridade de pelo menos 15 lux (medida do fluxo de energia) para que se possa reconhecer o rosto de alguém a 15 metros de distância. Isso significa uma lâmpada de 250 watts.

Outro trabalho realizado na Inglaterra mostra que a melhoria na qualidade do sistema de iluminação pública em determinada região de Londres (capital inglesa) resultou na redução de 27% nas incidências criminais do local. E uma pesquisa feita na Holanda apontou que o índice de roubos aumenta até três vezes à noite, em comparação com o período diurno. Portanto, iluminar as ruas é uma forma importante de coibir a ação dos bandidos.