08 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

VIOLÊNCIA E SOLIDARIEDADE

Catarina Carvalho - presidente da Apiece
| Tempo de leitura: 1 min

A Associação de Pais para Integração Escolar da Criança Especial - Apiece - vem, através desse nomeado Jornal da Cidade, que no dia-a-dia promove efetivamente a cidadania mudando os rumos da nossa Bauru e região, registrar sua solidariedade aos comerciantes e famílias do Jardim Petrópolis, vítimas de constantes atos de violência.

A televisão, o Jornal da Cidade e todos os veículos de comunicação noticiaram a morte de um comerciante em seu local de trabalho, pessoa que apenas queria dar o sustento de sua família. Este é um caso dentre inúmeros que vêm ocorrendo neste bairro, o que lamentamos muito.

A Apiece, entidade filantrópica, que atende crianças, jovens e adultos portadores de deficiências mentais, tão inocente quanto seu alunado, foi vítima de brutalidade, tendo sido roubada no dia 17 de janeiro de 2000, perdendo naquela época aparelhos conquistados em seis anos, com campanhas beneficentes e solidariedade dos empresários bauruenses.

Ressaltamos que as famílias dos nossos alunos são carentes de recursos sociais, culturais e financeiros, e que na Apiece é que eles vivenciam as melhores oportunidades de qualidade de vida e informação.

Se uma entidade que abriga deficientes mentais foi agredida por atos criminosos, imaginem, ou melhor, já é realidade, os últimos acontecimentos violentos ocorridos, infelizmente, no Jardim Petrópolis, bairro tão modesto mas um microdistrito comercial. Em cada esquina ou no meio do quarteirão você encontra uma placa ou uma porta de prestação de serviços à comunidade.

Por estes motivos e pelo direito natural à vida, ao trabalho e à dignidade, a Apiece reivindica com os demais moradores do bairro, maior segurança das polícias Civil e Militar, registrando publicamente seu repúdio à violência e sua solidariedade aos comerciantes e às famílias moradoras do Jardim Petrópolis, pois vivemos e trabalhamos aqui. (Catarina Carvalho - presidente da Apiece -, professores e funcionários)