Mário Sabino Jr. continua escrevendo seu nome na história do judô brasileiro. No último domingo, o meio-pesado bauruense conquistou a medalha de ouro do Aberto de Varsóvia, na Polônia. Uma semana antes, ele já ganhara o bronze no Aberto de Praga, na República Tcheca.
Como titular absoluto da seleção brasileira permanente, Sabino já disputou quatro torneios este ano - Paris, Leonding, Praga e Varsóvia. Competições que fazem parte da preparação da equipe brasileira já para as Olimpíadas de 2.004.
Sem dúvida, o judoca de Bauru vive um dos melhores momentos de sua carreira. Experiente e em plena forma física, o judoca acumula três medalhas internacionais neste ano. Anteriormente, ele já ganhara a prata no Aberto da Áustria, disputado na cidade de Leonding. Além disso, venceu a seletiva para os Jogos Sul-Americanos, que serão disputados de 3 a 12 de maio, na Colômbia.
Como não poderia deixar de ser, a medalha de ouro conquistada por Sabino na Polônia foi muito suada. O judoca passou por cinco atletas de alto gabarito. Soma-se a isso o fato de os europeus estarem no auge da temporada, enquanto os brasileiros iniciaram o ano esportivo há cerca de 60 dias.
Na primeira luta, Sabino eliminou o holandês Martin Van Der Berg, bronze do torneio em 2001 e prata em 2000. A seguir passou pelo lituano R. Lechavicius. O terceiro combate foi contra o russo Dmitry Maxinov.
Na semifinal, a vítima de Sabino foi o alemão Henry Hubert. A luta final foi contra o holandês Mik Niuewenhuis.
Antes de embarcar para a Europa, Mário Sabino afirmou em entrtevista ao JC que ainda está em fase de preparação, mas que a experiência que tem adquirido nestas competições internacionais vale mais que os próprios resultados.
Segundo ele, seu planejamento é chegar bem preprarado aos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Se conseguir manter-se como titular da equipe brasileira será a segunda olimpíada de sua carreira. "Em Sydney eu cheguei sem nenhuma experiência internacional, jamais havia disputado torneios na Europa. Agora me sinto mais preparado", declarou.
A julgar pelos resultados alcançados ainda no início da preparação, Sabino, que também é policial militar, certamente estará em Atenas-2004 e com chances de melhorar bastante a sétima colocação obtida em Sydney.
O atleta deve chegar ao Brasil ainda hoje, juntamente com a seleção brasileira, que brilhou nesta segunda etapa do circuito europeu de inverno.
Brasil traz 13 medalhas
A seleção brasileira permanente de judô realizou excelente campanha na segunda etapa do circuito europeu de inverno. Nos torneios de Praga e Varsóvia os brasileiros conquistaram 13 das 28 medalhas disputadas.
Em Varsóvia, no último final de semana, além de Sabino, o ligeiro João Derly também trouxe ouro. O leve Sebastian Pereira foi prata. Entre as mulheres, na Polônia, a pesado Priscila Marques ficou com a prata e a leve Tania Ferreira levou o bronze.
No Torneio de Praga, disputado nos dias 9 e 10 de março, foram oito medalhas: ouro para João Derly e Fabiana Hukuda; prata paraLeandro Cunha, Sebastian Pereira e Flávio Canto; bronze para Mário Sabino, Deborah Souza e Tania Ferreira.