07 de dezembro de 2025
Política

Ex-delegado Seccional de Polícia Civil aceita assumir o DAE

Nélson Gonçalves
| Tempo de leitura: 2 min

O prefeito Nilson Costa (PPS) convidou e o ex-delegado Seccional de Polícia Civil, Luiz Augusto de Oliveira Castro, aceitou presidir o Departamento de Água e Esgoto (DAE). A informação foi levantada pelo JC no final da tarde de ontem. No início da noite, o chefe do Executivo confirmou a indicação. Castro disse que vai assumir o desafio de pacificar os destinos da gestão na autarquia.

O nome de Castro foi o primeiro da lista depois que o ex-secretário dos Negócios Jurídicos, Alfredo Enéas D’Abril, não aceitou o cargo por problemas exclusivamente particulares. O assunto foi tratado com Luiz Augusto de Oliveira Castro em um almoço, ontem. O convite ao ex-delegado teve como emissário o secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Pegoraro.

Castro revelou que recebeu a indicação com ponderação. “Vou dormir e conversar com o meu travesseiro para pensar quais as medidas que teremos que adotar. Eu fui convidado pelo prefeito e aceito a indicação para dar minha contribuição na vida pública também no Executivo. O DAE é uma grande empresa e passa por um período difícil do ponto de vista apenas político-administrativo, mas presta com qualidade serviços importantes para a cidade”, diz o ex-delegado.

Luiz Augusto fez carreira na Polícia Civil, encerrando sua trajetória na corporação na função de delegado Seccional. Neste cargo, ele comandou delegacias de mais de 15 municípios da região e quatro distritos na cidade, além das áreas especiais da instituição como entorpecentes, Delegacia da Mulher, investigações gerais e circunscrição de trânsito.

Com formação acadêmica em Direito, Castro participou do comando da corporação na fase político-administrativa mais difícil da cidade, a partir de 1997. Na época, a Seccional foi responsável pelos pedidos de prisão preventiva de sete pessoas em episódios de atentados com bombas caseiras que tiveram autoria atribuída ao ex-prefeito Izzo Filho.

Nilson Costa ratificou a indicação de Castro, por telefone. “Eu almocei com o Luiz Augusto hoje (ontem) e lhe disse que o DAE precisava de uma pessoa séria, com bagagem administrativa no setor público, com experiência, que tivesse um nome de respeito na cidade, para dar continuidade nos projetos na área de saneamento. Ele teve uma passagem importante na Delegacia Seccional e tem um histórico na carreira que vem de encontro com o que esperamos para o DAE. O Luiz Augusto disse que daria a resposta ainda hoje (ontem) e recebeu bem o convite”, conta.

Luiz Augusto foi aconselhado, antes de tomar sua decisão, a conversar com pessoas com experiência junto à Administração Municipal. O ex-delegado procurou informações sobre a situação da autarquia e as alternativas para constituir sua assessoria. O anúncio oficial será feito hoje pelo prefeito.