26 de dezembro de 2025
Turismo

Cabo Frio

Eliane Barbosa
| Tempo de leitura: 3 min

A água do mar é realmente fria em Cabo Frio? A pergunta é feita por quase todos os turistas que chegam pela primeira vez à essa bela cidade da região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A viagem entre a Cidade Maravilhosa e Cabo Frio dura em média duas horas e, hoje, graças à inauguração da Vila Lagos, se tornou mais rápida e segura.

Se você for de avião ou de ônibus ao Rio de Janeiro pagará pelo trecho Rodoviária Novo Rio-Cabo Frio cerca de R$ 13,00 e viajará com conforto em ônibus da empresa 1001. Os ônibus têm ar-condicionado, são confortáveis, mas há muitas reclamações dos clientes pela falta de banheiro interno. Como não existem paradas no percurso, descendo no Rio, vá antes ao sanitário e compre uma garrafinha de água prevenindo-se de eventual sede.

Descendo do ônibus, das vans que oferecem transfer executivo aeroporto-hotel ou do seu automóvel, tenha certeza - se você também nunca colocou o pé nessa terra - que estará somando-se aos demais turistas curiosos em conferir “in loco” se a água daquele marzão azul turquesa é mesmo gelada.

A visão e o caminho até o mar é deslumbrante, já que Cabo Frio tem inúmeras dunas - formadas pela força dos ventos - e praias de areia branca, macia e finíssima que podem até mesmo mexer com os planos imediatos dos viajantes.

A areia é tão fina como talco, massageando os pés e convidando quem vem de longe a “lagartear”. A explicação para uma areia assim baseia-se na idade do lugar.

Cabo Frio é uma das cidades mais antigas do Brasil. Pouca coisa mais jovem que a paulista São Vicente, a primeira da “terra brasilis” colonizada pelos portugueses.

A história de Cabo Frio vem de séculos, marcada por lutas entre indígenas e europeus que estavam de olho nas riquezas da região, no porto para escoá-las e na imensa plantação de pau-brasil.

O primeiro europeu em missão comercial que chegou a Cabo Frio foi Américo Vespúcio, em 1503. No decorrer dos anos, também aportaram muitos europeus que se ali se instalaram, formaram seus núcleos e passaram a explorar o local.

Em 13 de novembro de 1615, Constantino Menelau fundou a cidade de Santa Helena de Cabo Frio, por coincidir com o dia da santa, nome que acabou com o passar dos anos sendo abreviado apenas para Cabo Frio.

Por ter economia baseada na pesca, na agricultura e na exploração do sal, Cabo Frio tornou-se a capital da região dos Lagos. Hoje, o turismo é sua principal atividade, surpreendendo pelo número de hotéis, pousadas, restaurantes, campings e embarcações navegando pelo amplo litoral.

Água fria e vida marinha

A água do mar que banha Cabo Frio é realmente fria, mas nada que se compare às geladas do Pacífico. As águas de Acapulco, por exemplo, no México, são de arrepiar, o que não ocorre na Região dos Lagos, onde todo mundo entra no mar numa boa.

A explicação é simples. É em Cabo Frio que as águas geladas das Malvinas se misturam com as do oceano Atlântico. Nesse ponto do Brasil ocorre o fenômeno da Ressurgência: as águas geladas misturando-se a correntes de águas equatoriais resultam em formação de vida marinha de excepcional variedade, por intermédio dos micronutrientes que compõem tal mistura. Resultado: a água ganha um azul estonteante, só encontrado lá, na vizinha Arraial do Cabo e em Cancun, no México.