23 de dezembro de 2025
Geral

Igreja Tenrikyo é tombada pelo patrimônio cultural de Bauru

Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 3 min

A Igreja Tenrikyo de Bauru, localizada na Vila Independência, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru (Codepac). O prédio, que começou a ser construído em 1959, segue as linhas arquitetônicas dos templos da religião no Japão.

Nilson Ghirardello, presidente do Codepac, ressalta que a igreja é um patrimônio cultural de relevância não só para Bauru. â€œÉ um prédio muito significativo para o bairro, para Bauru e para o Brasil porque é a sede da Tenrikyo no País. O prédio apresenta uma arquitetura muito relevante, com detalhes em madeira, no telhado e beirais, muito bem elaborados. O jardim japonês, dentro da igreja, também é muito bonito”, explica.

No Brasil existem 81 igrejas da religião Tenrikyo, mas a de Bauru é a única sede missionária, conta Celso Shinji Namiki, membro da igreja. “Como é a única sede missionária, recebe pessoas de todo o Brasil para os cursos que aqui são realizados”, completa.

Pelo decreto de tombamento, publicado no Diário Oficial do Município de ontem, ficam preservados os atuais recuos frontais e laterais da igreja, incluindo-se o jardim japonês. Internamente, a igreja também deve permanecer com as características atuais.

Como imóvel tombado pelo patrimônio cultural, o prédio não poderá ser destruído, demolido ou mutilado. Sem a prévia autorização do Codepac o prédio não poderá ser pintado ou restaurado e reformado, sob pena de multa de 1% a 20% sobre o valor do bem tombado.

Também ficam vetadas, sem prévia e expressa autorização do Codepac, as construções e ampliações, assim como a colocação de anúncios e cartazes que de, alguma forma, impeçam ou dificultem a visibilidade do bem.

Na Igreja Tenrikyo de Bauru são realizados cultos religiosos todos os segundos domingos do mês, os chamados serviços mensais. “Nas duas grandes festas, em janeiro e outubro, a igreja recebe cerca de mil pessoas. Já nos demais meses, quando há alguma atividade especial, como dos jovens, crianças ou das senhoras, são cerca de 800 pessoas. Nos domingos comuns são cerca de 300 pessoas”, afirma Namiki.

A religião Tenrikyo, fundada no Japão em 1838, cultua Deus-Parens, que é Deus Pai de toda a humanidade. Inicialmente, a igreja de Bauru era freqüentada quase que exclusivamente por imigrantres japoneses radicados em Bauru e região, segundo Namiki.

Porém, com o passar dos anos, aumentou o número de membros brasileiros. “Hoje temos muitos descendentes dos japoneses e brasileiros”, diz. O coordenador-geral da Tenrikyo de Bauru, chamado de primaz, é Yuji Murata. Os cultos da Tenrikyo, que fica na rua Tenri, 4-58, são abertos aos interessados.

____________________

Imóveis

Segundo Nilson Ghirardello, presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru (Codepac), estão tramitando no órgão processos de cerca de 20 outros imóveis de Bauru que também têm grande importância cultural e histórica. A cidade já conta com cerca de dez prédios oficialmente tombados.

Ele ressalta a preocupação do conselho, de tombar imóveis das várias religiões. “Já foi tombada uma igreja católica, a de Santa Teresinha, agora foi tombada a da Tenrikyo e está em processo uma da Igreja Presbiteriana”, diz.