14 de dezembro de 2025
RH & Tendências

Os pecados capitais de um currículo

Luly Zonta
| Tempo de leitura: 3 min

Como na conduta pessoal, o caminho do profissionalismo também possui regras de bom comportamento a serem seguidas. Dando seqüência à série sobre currículos que o JC iniciou há duas semanas, a reportagem de hoje irá abordar os erros que jamais deverão ser cometidos na apresentação da sua peça de marketing pessoal.

Um currículo cheio de “pecados” poderá excluir um candidato do processo seletivo para aquela vaga tão sonhada, explica Juliana Torres Gimenez, selecionadora de uma empresa bauruense de assessoria em RH.

Ela enumerou 10 ações que podem castigar um candidato, mesmo sem um avaliador tão minucioso.

1. Não minta, nem omita - O candidato deve ser objetivo colocando apenas as informações necessárias para a vaga. “Um mau profissional até consegue mentir sobre suas qualificações em seu currículo, mas seu sucesso não passa da primeira entrevista, quando conduzida por pessoas habilitadas para tal”, comenta Juliana.

2. Evite o currículo “Bombril” - Os consultores apelidam assim aquele documento que contém tantas experiências, objetivos e informações diversas, que o selecionador pode pensar, que o candidato nunca se aprofundou em nada. “Cada vaga é uma vaga e você poderá personalizá-lo (o currículo), fazendo as mudanças necessárias para cada oportunidade. Foque o que é necessário.”

3. Não abuse de informações - Evite colocar dados desnecessários, como número dos seus documentos pessoais. Deixe de lado RG, Certificado de Reservista, ou outras informações que só interessam na contratação.

4. Evite ser repetitivo - Ao colocar sua formação escolar, escrevendo desde o ensino fundamental, médio, para após relatar sua formação superior ou pós graduação; entendo que só se deve informar o ensino médio se ele for técnico (isso pode ser avaliado positivamente) ou se tiver alguma diferenciação que você considere importante, ex: seu segundo grau foi feito no Exterior e lhe possibilitou ter uma maior fluência em determinada língua, além de adquirir outras habilidades pertinentes ao fato de residir fora do seu país de origem; caso contrário, coloque a faculdade, quando terminou ou sua previsão de término.

5. Não abuse do layout - Às vezes, o excesso de criatividade pode complicar a vida de um candidato. Devem ser evitados qualquer tipo de complicação como capas abusivas, plastificadas, xerox de certificados, cartas de recomendações. “Nada de papéis muito coloridos, letras que dificultem a leitura do selecionador. “Essas diferenciações só são bem-vindas quando a vaga requer talento como habilidade essencial, para funções publicitárias, designers, onde um currículo criativo e com bom senso faz a diferença”, alerta a selecionadora.

6. Atenção para a primeira impressão - Deve-se evitar escrever o currículo à mão, se você não tiver outra forma, faça com que ele fique impecável e legível. Papéis e xerox de má qualidade, sujos ou amassados também devem ser evitados. Ao enviá-lo por fax ou Correios, certifique-se que ele chegou apresentável. Evite a máquina de escrever, pode dar a impressão de que não conhece informática. Hoje, a melhor forma de encaminhar um currículo é por e-mail ou entregar em mãos.

7. Cuidado com o número excessivo de cursos - “Não coloque cursos apenas para dar a impressão de que você é uma pessoa que não pára de se atualizar. Relate aqueles que considera relevante para a função. Não fale de um curso de fotos se você quer trabalhar como economista, a menos que a empresa seja ligada à indústria fotográfica”, ressalva Juliana Gimenez.

8. Evite tratados - Se você é um executivo ou um profissional que possui uma grande experiência, vários cursos, viagens ao Exterior e outros, evite fazer um currículo comum com muitos tópicos. O ideal seria relatar essas informações em forma de redação.

9. Não fique constrangido na primeira vez - Se você está iniciando sua carreira profissional e não possui nenhuma experiência, também deve ser objetivo, mas ressaltar outros projetos que podem indicar sua iniciativa, dinamismo, ou outras habilidades, como por exemplo, projetos sociais que participou, ou uma viagem ao Exterior que lhe possibilitou grande vivência pessoal.

10. Fique atento com a redação - Erros gramaticais, ortográficos ou de digitação são imperdoáveis. Portanto, leia e releia antes de enviá-lo. Se tiver dúvidas, procure o auxílio de um profissional.