A Igreja Adventista do Sétimo Dia está com inscrições abertas para o curso “Como deixar de fumar em cinco dias”, que será ministrado de 25 e 29 deste mês, no período noturno. Em Bauru, cerca de 75% dos fumantes que participam do curso sem faltar nenhum dia deixam o vício, segundo Eduardo Marques, que é multiplicador da técnica para deixar de fumar criada por um grupo de médicos em 1962, nos Estados Unidos.
Ele ressalta que o curso ensina um plano de desintoxicação progressiva, que atualmente é oferecido em vários países. No ano passado, mais de 500 pessoas de Bauru procuraram o curso para abandonar o cigarro, de acordo com Roseli Genovês Araujo, do departamento de comunicação da igreja. “O interesse é grande porque o curso é gratuito e ensina técnicas para deixar de fumar. Conta também com vídeos e depoimentos de ex-fumantes, o que facilita o processo”, explica.
A Igreja Adventista oferece o curso, de acordo com Araujo, porque é preocupada com a saúde dos fiéis e da população em geral. “O curso é aberto a todos os interessados, independente da religião porque não aborda nada de evangelização. Ensina apenas técnicas para parar de fumar”, frisa.
Além de técnicas para não cair na tentação de fumar, o curso indica alimentos que reforçam o organismo para que o fumante tenha condições biológicas de abandonar o vício e receita remédios homeopáticos. “Pedimos que os interessados façam inscrição com antecedência para providenciarmos os remédios naturais que são distribuídos”, explica Araujo.
• Serviço
As inscrições para o curso “Como deixar de fumar em cinco dias” podem ser feitas pelos telefones (14) 232-1019 e 3218-4958.
____________________
Técnica inclui alimentos, banhos e exercícios físicos
O curso “Como deixar de fumar em cinco dias” ensina várias técnicas para afastar-se do vício. Uma delas, segundo Eduardo Marques, que vai ministrar o curso, é comer cenoura cortada em palitos, como se fossem cigarros. Desta maneira, o fumante supri a necessidade de ter um cigarro entre os dedos e de tragar.
Caminhadas e exercícios físicos em geral também ajudam muito quem está interessado em deixar de fumar, de acordo com Marques. Outra indicação do curso são banhos com esfregação, que ajudam no processo de desintoxicação.
Mas ele ressalta que para parar de fumar é preciso querer. “É a primeira condição. O apoio psicológico também ajuda muito. Por isso, quando a mulher é a fumante, orientamos que o marido também participe do curso, para poder ajudá-la”, diz. A seguir, leia os principais trechos da entrevista.
JC - Como surgiu esse curso para parar de fumar em cinco dias? Eduardo Marques - É uma técnica criada por um grupo de médicos dos Estados Unidos em 1962 para resolver um problema interno da Igreja Adventista, que em seus princípios é contra os vícios e havia pessoas que não conseguiam parar de fumar. A técnica deu tão certo que hoje é oferecida no mundo todo.
JC - Como é o curso? Marques - O curso é um plano de desintoxicação progressiva. A gente ensina técnicas e orienta o fumante sobre a alimentação que ele pode e que não pode consumir para desintoxicar-se e deixar de fumar. O café e o álcool, por exemplo, aumentam a vontade de fumar. A pessoa tem que se abster desses alimentos.
JC - O fumante precisa tomar remédios? Marques - Apenas remédios homeopáticos que ajudam na desintoxicação e um medicamento para bochechar, que tira a crosta que o cigarro forma na língua e que impede o fumante de sentir o sabor dos alimentos. Se a pessoa fumar depois de fazer o bochecho, vai ocorrer uma reação química na língua que a leva a sentir nojo do cigarro. Isso ajuda a pessoa a evitar o vício no primeiro momento. Depois, com conscientização, ela vai continuar sem fumar.