15 de dezembro de 2025
Mulher

Retoques

Luly Zonta
| Tempo de leitura: 2 min

Prestes a completar dois séculos de existência, a bolsa feminina muda de estilo, formato e cores a cada estação. Seguindo para o verão 2004, as bolsas aumentam nas proporções, deslizam pelo corpo e trazem um mensagem de acessório cada vez mais personalizado e irreverente, capaz de fazer toda a diferença no visual feminino.

A principal tendência é o novo couro, macio e molengo. Alças largas, cruzadas ao corpo também contracenam nesse script. Entre as bolsas grandes, aparecem as superbolsas de viagem. Em tempo de férias e descontração, um pouco de estilo pode contar pontos para o seu visual e vale tudo.

As bolsas mais estruturadas e comportadas, chegam em formato retangular. Apliques de flores, bordados e fuxicos, babados estampas e listras aparecem em grande quantidade. A lona vem sendo um dos materiais mais bem aceitos nesta estação. Para a noite, carteiras e bolsas de mão continuam valendo. Tachas e fivelas (grandes ou pequenas) sobem na cotação com o aval dos estilistas.

Alison Lurie, em seu livro “Linguagem das Roupas”, já dizia que “o indicador sexual, nas mulheres, mais reconhecido universalmente é a bolsa”. Bem provável a dupla Dolce & Gabbanna ter utilizado esta idéia para a criação de suas bolsas para esta estação. Com palavras como “sexy” e “love” escritas em placas de metal os estilistas optaram por “romantizar” seus acessórios.

Um investimento certo e seguro! Bolsas Hype! Iguaizinhas àquelas que você vê nos editoriais da Vogue, W, Elle...

“Darlings, se joguem nas reproduções fidelíssimas vendidas numa loja, aqui em Bauru, lá para os lados da Getúlio. São lindas e ninguém, nem mesmo eu, consegue achar algum detalhe que seja díspar da original. Uma das mais legais é a bolsa branca que só a Glorinha Khalil tem. E os modelos ‘banana’ da Dior by Galliano”, indica o coordenador de moda e estilo do Senac Bauru, Odil Zepper, o Juba.

“Aproveitem o verão para usar bolsas de lona, de palha, rústicas e coloridas, até mesmo as bolsas-saco de cetim, o grito do verão para o dia e para a noite”, completa ele.

Mas o consultor adverte para as regras: pela manhã, bolsas grandes de palha, plástico, lona... A tarde pede bolsas médias e a noite, Juba implora para combinar bolsas pequenas e carteiras (cetim, paetê, jacquard, vinil, couro). “Abandonem o espírito latino e deixe as bolsas GG para o dia”, apela Zepper.