O vereador Rodrigo Agostinho (PMDB), reeleito anteontem com 5.751 votos, é o parlamentar mais votado da história da Câmara Municipal de Bauru. A confirmação é do historiador Irineu Bastos, que buscou nos arquivos apenas uma votação muito próxima, que figurava como o recorde da Casa.
Na eleição municipal de 1972, na época do bipartidarismo (Arena/MDB), o então candidato arenista Francisco Dal Médico, conhecido como Chico Dal Médico, obteve 5.243 votos. De lá para cá, nenhum outro candidato havia conseguido ultrapassar essa votação. Passados 32 anos, o peemedebista é o primeiro vereador a estabelecer um novo recorde de votação, se bem que em universo bem maior de eleitores.
Agostinho diz que foi surpreendido pelo resultado. “É o reconhecimento por parte da população ao trabalho desenvolvido nesses quatro anos”, explica. Para ele, boa parte dos votos tem origem no eleitorado jovem. “Mas também tive votos da terceira idade, da administração pública. Consegui ter votos nas principais urnas da cidade”, informa.
O peemedebista pretende continuar atuando nos próximos quatro anos na área ambiental. “Vou continuar lutando pelo planejamento urbano, que é uma área estratégica para o município, pelo tratamento do esgoto, pela recuperação do rio Batalha, dentre outros setores”, conta.