20 de dezembro de 2025
Cultura

Angra traz nova turnê a Bauru

Diego Molina
| Tempo de leitura: 2 min

Entre os músicos brasileiros, poucos têm o mesmo prestígio internacional do Angra, cujo sucesso ultrapassa até mesmo o gênero no qual a banda é enquadrada e a coloca certamente junto aos maiores nomes do heavy metal mundial. Em meio à turnê do elogiado disco “Temple of Shadows”, lançado no ano passado, o grupo se apresenta hoje à noite em Bauru, a partir das 23h, na Cervejaria dos Monges.

Em “Temple of Shadows”, Edu Falaschi (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Kiko Loureiro (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria) resolveram romper com rótulos e pré-conceitos do metal e optaram por fazer um disco conceitual – ainda mais do que “Rebirth”, de 2001, o primeiro com a atual formação. Em entrevista por telefone ao JC Cultura, Falaschi explica que havia, inicialmente, uma idéia de produzir um disco musicalmente mais progressivo, que deixasse de lado os apelos comerciais do gênero.

“Queríamos fazer um álbum totalmente voltado para a arte, com elementos completamente inusitados para a nossa música, como Milton Nascimento (que participa na música “Late Redemption”), percussão, orquestra, numa mistura com o rock. Fomos felizes nisso e percebemos que a sofisticação do disco pedia por um tema que acompanhasse esse peso instrumental”, comenta o vocalista.

O tema, segundo Falaschi, foi sugerido por Bittencourt, e o disco narra a trajetória de Shadow Hunter, um cavaleiro que, em meio às Cruzadas do século 11, passa a questionar os valores e ideais da Igreja Católica. “Criticamos um pouco a intolerância que existe nas religiões, comparamos muito a situação atual do mundo. São muitos conflitos que, na nossa opinião, atrapalham a evolução do ser humano. Deve existir a espiritualidade, mas o fanatismo religioso é o câncer da evolução humana”, aponta.

O disco recebeu críticas positivas da imprensa internacional especializada em rock e metal e a turnê, que já passou pela Europa, Japão e Austrália, recebeu o prêmio de melhor show de 2004 de quatro revistas nacionais do gênero e da “Burrn!” japonesa. A apresentação de hoje traz o palco completo da turnê, com qualidade de som, iluminação e efeitos para surpreender o público. No repertório, segundo o vocalista, as canções de “Temple of Shadows” e os grandes sucessos da carreira do Angra, para agradar a todos os fãs.

• Serviço

Angra na Cervejaria dos Monges (avenida Getúlio Vargas, 7-50), hoje a partir das 23h. Ingressos antecipados a R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (14) 3234-7773.