17 de dezembro de 2025
Cultura

Rádio bauruense perde o locutor Nelson Machado

Diego Molina
| Tempo de leitura: 1 min

Durante mais de 30 anos, ele foi uma das vozes mais marcantes da região, quando apresentava-se na programação da Rádio Auri-Verde. Nelson Machado, “o mais jovem comunicador da radiofonia bauruense”, como era chamado na década de 1960, faleceu anteontem, em razão de um câncer, aos 64 anos. Ele foi enterrado ontem à tarde.

Machado começou na emissora como programador e posteriormente ia ao ar durante as tardes. O radialista João Costa, que dividiu os estúdios da rádio com ele após 1964, relembra que o locutor se destacava na região especialmente no período em que a Auri-Verde não alcançava os primeiros lugares em audiência. “A emissora mudou de direção e de prédio por volta de 1967 e entrou uma turma nova de locutores e técnicos. Como queriam uma programação mais jovem na parte da tarde, ele foi passado para a noite. Foi nesse momento, com ‘O Show da Noite’, que Nelson Machado realmente conseguiu sua grande audiência”, relembra.

Para Costa, o radialista possuía um ótimo tino para a programação musical, escolhendo canções mais adequadas para o horário e o público que o ouvia. “Ele angariou um público muito grande com a programação esmerada que fazia”, comenta.

Luiz Carlos Silvestre, comunicador e gerente da emissora, observa que admirava Machado ainda como ouvinte, antes de trabalhar com ele. “Naquela época, se ouvia rádio à noite, não tinha nem rádio FM. O ‘Show da Noite’ era um sucesso e ele era venerado pelos ouvintes. Ele ocupava o horário nobre do rádio, com sua voz marcante”, finaliza.