18 de dezembro de 2025
Bairros

CDHU entrega prédio para população de baixa renda

Fábio Marinari
| Tempo de leitura: 2 min

O Bauru H é o primeiro conjunto habitacional vertical lançado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) na cidade. Até então, o órgão do Estado só havia entregue moradias construídas horizontalmente no município. Ao todo, são 240 apartamentos divididos em 15 blocos de três andares cada um. “Para obtermos um melhor aproveitamento do terreno, o projeto foi desenvolvido verticalmente”, explica o gerente da CDHU de Bauru, Carlos Roberto Ladeira.

Cada apartamento tem 45,35 m2 de área construída e possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. A entrega foi realizada no último dia 25 pelo secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes. “Cerca de 210 chaves já foram entregues. O restante dos apartamentos serão repassados aos suplentes inscritos, por conta de algumas desistências”, conta Ladeira.

O montante investido na obra foi de R$ 8 milhões, através do Programa Habitacional por Empreitada Global (EG), em que a prefeitura municipal doa o terreno e executa a infra-estrutura no local enquanto que a CDHU, por meio de concorrência pública, contrata uma empresa para realizar a construção das moradias. O programa é destinado a famílias com renda entre um e dez salários mínimos e que não possuam bens imobiliários. O financiamento do imóvel pode durar até 25 anos e, dependendo da situação financeira da família, o governo subsidia parte do pagamento. “Existem casos em que o valor das parcelas mensais é de R$ 45,00”, explica Ladeira.

O Conjunto Habitacional Bauru H é uma prova da reaproximação da prefeitura com a CDHU, que não realizava convênios com o município desde 1996, quando desenvolveu o projeto de desfavelamento do Núcleo Fortunato Rocha Lima. “Nos últimos anos, a administração municipal passou por um período bastante atribulado, o que dificultou as negociações com a Companhia”, lembra o gerente.

A esposa do auxiliar de produção Rodrigo Alan Firmino foi uma das sorteadas pelo Empreitada Global. Dentro de três semanas eles pretendem mudar para o Bauru H. “Como o apartamento vem sem piso e sem azulejo, nós estamos reformando primeiro. Estamos ansiosos e com um pouco de pressa” diz Rodrigo. Atualmente, o casal e uma criança pequena moram numa residência emprestada pelo sogro do auxiliar de produção.

O Conjunto Bauru H fica na Vila Industrial, próximo à avenida Elias Miguel Maluf, que dá acesso à rodovia Jõao Ribeiro de Barros.

Neste mês, a CDHU pretende abrir inscrições para o financiamento de compras de material de construção. Este programa será destinado a pessoas que já possuem um terreno, mas não têm condições financeiras para construir suas casas.