17 de dezembro de 2025
Nacional

Multishow apresenta tributo de músicos e bandas a Renato Russo

Por Thiago Ney | Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min

Renato Russo morreu há dez anos. Para lembrar a data, o canal Multishow exibe hoje, às 22h45, um especial gravado no ano passado, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em que diversas bandas interpretam covers de canções do ex-líder da Legião Urbana. Por mais honesto que possa parecer, “Renato Russo - Uma Celebração” é, no mínimo, equivocado. Porque, dos 14 artistas que participam da história, poucos saem ilesos.

Um deles é Nasi, o vocalista do Ira!, que apresenta uma versão blues de “Música Urbana”. A canção, que não era lá essas coisas, ganha força interessante. Fernanda Takai e John Ulhôa, do Pato Fu, dão cor a “Eu Sei”, enquanto os indies Autoramas aceleram “Tédio (Com um T Bem Grande pra Você)”. Mas é só. O resto é desperdício de tempo e de paciência. O grupo Confraria abre o especial com uma versão progressiva - e medonha - de “O Grande Inverno da Rússia”.

Em seguida, aparece o Charlie Brown Jr., com “A Canção do Senhor da Guerra”. É até curioso ver Chorão cantando, “o senhor da guerra não gosta de crianças”... Paulo Ricardo atinge o fundo do poço ao “interpretar”, com gestos exagerados, a chatérrima “Monte Castelo”. Quando você acha que não dá para descer mais, entra Vanessa da Mata.

E, depois, Isabella Taviani. Elas parecem querer imprimir um toque autoral em suas apresentações, com o alongamento de versos e intervenções vocais. É de dar nos nervos de qualquer um. “Eduardo e Mônica”, arrastada canção da Legião Urbana, ganha “suingue” na versão do Biquini Cavadão. Intolerável até para o mais ardoroso fã de Renato Russo. Péssimos como sempre, os Detonautas acabam com “Daniel na Cova dos Leões”. E, ironia das ironias, o Cidade Negra, talvez o mais passivo e conformista grupo pop do país, canta “Geração Coca-Cola”. Dá até medo.