20 de dezembro de 2025
Geral

Álbum da Copa reúne colecionadores

Érika Pelegrino
| Tempo de leitura: 2 min

O álbum da Copa do Mundo de 2006 está mobilizando jovens, crianças e adultos em torno das figurinhas dos craques. Ontem à tarde, um grupo estava reunido em uma banca na avenida Getúlio Vargas para trocar fotos repetidas. Pai e filho, um garoto de 12 anos e um jovem de 26 anos, todos com o objetivo de completar o álbum.

Júlio Santos, 47 anos, e o filho Vinícius Santos, 17 anos, estavam compenetrados procurando as repetidas para trocar. Vinícius disse que sempre coleciona, enquanto o pai afirma que apenas ajuda o filho. Diego Lima, 26 anos, residente em São Paulo, assume que adora colecionar. Ele começou em 1986.

“Completei apenas os álbuns em que o Brasil ganhou a Copa: 1998 e 2002”, afirma. “Este ano, vou completar para o Brasil vencer”, brinca. Diego está quase lá. Das 596 figurinhas do álbum, já tem 400.

Márcio Brisolla, 41 anos, começou a colecionar na Copa de 1978, com o pai Léo Brisolla. Continuou após adulto, depois com o filho mais velho e agora com o caçula, Léo, 11 anos. O garoto iniciou a prática de colecionar neste ano e está animado. “Só faltam 71 figurinhas para terminar (o álbum)”, afirma.

Gabriel Garcia, 12 anos, trocava figurinhas ontem com todo o grupo reunido em frente à banca. Também começou a colecionar neste ano, por influência dos amigos. “Meus amigos colecionam e resolvi colecionar também”, conta. O garoto já tem 300 figurinhas.

Jefferson Viegas, 29 anos, dono da banca, só precisa de mais duas para completar seu álbum. Ele conta que desde que tem a banca, há cerca de 10 anos, na Copa do Mundo promove uma reunião para troca de figurinhas. Por volta das 17h, todos os dias, as pessoas começam a chegar. Até as 18h30, os colecionadores trocam e vendem as repetidas. “Com as reuniões, em 15 dias dá para fechar o álbum”, afirma.

Devido ao sucesso do álbum da Copa do Mundo, dentro de 15 dias uma banca de revistas e jornais localizada na avenida Duque de Caxias promoverá uma megatroca de figurinhas.