24 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

Parabéns, heroína que eu chamo de mãe


| Tempo de leitura: 4 min

Mãe, gostaria de escrever hoje uma carta bem original, diferente em sua essência e estilo, de tudo o que já escrevi para a Tribuna do Leitor, uma carta bem original, sem desencantos, sem rasura ou vacilo, sem nenhuma gota de tristeza e sem lágrimas molhando a folha do papel, nenhuma nota destoante desafinando a melodia com a mensagem de amor e carinho, que ao ler a mesma, teu coração pulse mais rápido, e teus olhos brilhem mais e teus lábios possam sorrir, comovidos pela tua vida que comanda tudo com extraordinária sabedoria, pois Deus te fez assim sensível, carinhosa, amável, o verdadeiro retrato vivo da mãe de Jesus, a Virgem Maria.

Gostaria de escrever uma carta singela, espontânea, que te deixe bem mais feliz e realizada. É minha pretensão, sem dúvida, eu queria homenagear você, mãe, no seu dia, queria enviar flores, de preferência rosas brancas simbolizando a paz, para enfeitar o jardim da sua vida, estrelas para brilhar nos seus olhos, e sorrisos para alegrar seus dias, dizer palavras simples, ao nível da sua bondade interior de mãe, queria abrir meu coração de todas as formas possíveis, e fazer uma festa para comemorar o acontecimento, mas eu gostaria que este recado chegasse, bem no seu dia, mãe, nem antes nem depois, na hora certa, no dia e no momento exato, será que o correio ou o carteiro não vai me trair?

Bem, para ser original e sincero, não comprei presentes para te dar, o consumo sempre é o mesmo, as lojas não se renovam, os cartões não mudam, tudo é sempre igual, tão repetitivo, que resolvi dar-te algo que ninguém pode dar, porque não tem nos shoppings e nem nas lojas de presentes: o meu presente, no dia do seu aniversário, mãe, é o que tenho de mais precioso, apesar de não ter a sua presença física do meu lado, apoiando-me, aconselhando-me todos os dias, o meu presente é bem original, é tudo de mim mesmo, é tudo da minha saudade, é tudo da minha lembrança que sua imagem permanece viva na minha memória, o meu presente é mais que especial, é uma chavezinha que abre o cofre interior do meu coração, onde se encontra tudo o que há de mais puro, precioso, verdadeiro, sincero, sagrado e pessoal, essa chavezinha não é de ouro, mas tem um valor imenso, incalculável porque vai embalada com aquela vontade imensa de ter você ao meu lado, mas como é impossível busco apenas na minha memória e nas minhas orações a vontade de te fazer o bem, ajudar, e não atrapalhar nunca, se quiser pode chamar de amor de mãe com A maiúsculo, amor cheio de saudades.

Que esta felicidade que te desejo, pelo seu dia, mãe, te acompanhe sempre, independente da sua condição social, cor da sua pele, raça, religião, e seja maior ainda quando juntos para agradecer ao Pai Criador por tua existência, mãe, lembrando o dia em que nasceste, que bom que tu existes para enfeitar e colorir os dias da nossa humanidade, que bom ser tão importante e dividir com os filhos o maravilhoso bem que plantas ao longo da sua caminhada. Deus seja louvado por tudo, pelo dom da sua vida, de modo particular para todas as mães.

Lá no céu colherás, um dia, os sorrisos que fizestes desabrochar em melodia suave, de amor, carinho e paz aqui na terra, você mãe é o verdadeiro símbolo de Maria, mãe de Jesus, enumere as boas coisas que você tem na vida, primeiro por ser mãe, e ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir cada vez mais em frente com força, coragem e confiança, trace seus planos e objetivos para que cada dia, você possa conquistar seu arco-íris colorido de amor e paz um dia de cada vez, confie no seu carisma de mãe rainha, acredite, seu valor está em você mesma, não se deixe vencer, não importa, você é mãe em qualquer parte do mundo, o mais importante é a sua dignidade de gerar vidas e ser mãe.

Meu abraço carinhoso de gratidão é sem limites para todas as mães, se não existisses, haveria um vazio imenso na terra, e no mundo. Na vida. No tempo e na eternidade, garanto, com certeza, que Deus subscreve, sorrindo tudo isso que eu acabei de escrever.

Parabéns, mães, pelo seu dia. Infelizmente eu não vou ter o prazer de abraçar, beijar, acariciar os cabelos brancos, descoloridos pelos anos de vida da minha mãe (in memoriam), pois você já não faz parte deste meu mundo, eu tenho apenas na saudade e na falta que você me faz. Jovem, ame sua mãe e receba dela os mais valiosos ensinamentos, e tenha certeza que você vai descobrir que, por mais escura que pareça a sua noite, com certeza o amanhã vai amanhecer outra vez com um novo dia. Esta mensagem eu dedico a todas as mulheres e a minha heroína em memória, pois ela me gerou e me deu a vida. Feliz Dia das Mães. Pense nisso.

Jaime Prado - RG 9.656.152