24 de dezembro de 2025
Cultura

Talento no Teatro

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Os alunos do Curso Livre de Teatro e Televisão Paulo Neves retornam ao palco do Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves nesta semana para novas apresentações de duas das peças mais elogiadas na última edição da Mostra de Teatro Paulo Neves, realizada em dezembro. Na quinta-feira, o elenco apresenta a comédia dramática “Aurora da Minha Vida” e na sexta, a comédia “Lesados”, sempre às 21h.

De acordo com Talita Neves, filha de Paulo e que estreou na direção na última edição da mostra, as duas peças sofreram algumas adaptações e também mudanças no elenco. “Aurora da Minha Vida” teve o texto um pouco reduzido para ganhar um ritmo mais dinâmico. “Essa é uma peça muito longa, então, fizemos alguns cortes que não prejudicam o texto”, afirma.

“Aurora”, que tem texto de Naum Alves de Souza e direção de Paulo Neves, coloca em discussão os valores das escolas tradicionais e modernas. A partir da visita de um ex-aluno à sua antiga escola, inicia-se uma viagem a seu passado, dos portões à sua formatura. O espetáculo retrata a vida escolar nos moldes tradicionalistas que têm origem no século 19 e persistiram nas instituições no século 20. No texto, o autor faz a denúncia de um sistema opressor e antidemocrático, em oposição à juventude dos que são mais afetados pelo sistema.

“Gostaria muito de dedicar este espetáculo aos pedagogos e alunos de pedagogia das faculdades de Bauru, como também aos pais. Gostaria que fossem assistir a peça para que possamos fazer um grande debate no Teatro Municipal, e não um debate de gabinete”, afirma Paulo Neves.

No elenco estão Ana Borges, Bruno Ospedal, Carolina Oberg, Fellipe Guerrise, Fernanda Suaiden, Gustavo Camargo, Jessica Frabetti, Letícia Ravanini, Marcel Bigheti, Marco Aurélio Ribeiro, Paulo Soucheff, Talita Righini, Thaís Lemos e Wanessa Ferrari. Iluminação de André Bazan e sonoplastia de Osmar Pereira.

Na quinta-feira é a vez de “Lesados”, de Rafael Martins. Segundo Talita, a peça passou por algumas alterações em seu texto para destacar ainda mais os aspectos de Teatro do Absurdo. Três personagens contemporâneos abatidos pela solidão e pela vida em uma metrópole, negligentes e prejudicados física e moralmente, decidem sair do alto do edifício onde estão, mas sem ter lugar para ir.

A peça trabalha o humor ácido e existencial utilizando a linguagem dos quadrinhos aliada à caracterização do Teatro do Absurdo. No elenco, estão Gabriel Rousseau, Pablo Vinicius e Talita Neves. Iluminação de André Bazan e sonoplastia de Osmar Pereira.

• Serviço

Apresentação dos espetáculos “Aurora da Minha Vida” e “Lesados”, na quinta e sexta-feira, respectivamente, às 21h, no Teatro Municipal. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes com comprovante, maiores de 60 anos e professores da rede pública), à venda na bilheteria do teatro ou com alunos do Curso Livre de Teatro e Televisão Paulo Neves. Mais informações: (14) 3235-1072 ou 3234-4949.