De olho na expansão do turismo de negócios em Bauru, representantes da rede de hotéis Accor e a Método Engenharia estiveram ontem na cidade para buscar investidores para abrir um novo hotel na cidade. Nos últimos cinco anos, três hotéis se instalaram em Bauru, que atualmente soma 32 empreendimentos do gênero com cerca de 3 mil leitos. A tendência é que o mercado neste setor continue crescendo, acredita o secretário de Desenvolvimento Econômico Wallace Garroux Sampaio.
Representantes da rede de hotéis Accor apresentaram ontem na Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) o projeto do sistema de franquia do hotel Ibis.“O índice de ocupações de hotéis em Bauru é elevado, o que demonstra que existe mercado para isso, especialmente para feiras, convenções e eventos”, comenta Sampaio.
O gerente de desenvolvimento da Accor, Amilcar Mielmiczuk, está convicto de que haverá interesse de empresários em investir no setor. Se isso cocorrer no prazo de um ano, incluindo o período de cerca de oito meses de obras, a cidade deverá ter mais um hotel em funcionamento. “As razões de escolher Bauru são muitas. Apesar de sabermos que existe concorrência, a cidade tem vantagens como sua economia e o porte”, diz Mielmiczuk.
E a concorrência realmente existe. Nos últimos cinco anos, três hotéis foram construídos – sendo dois deles próximos ao Bauru Shopping e outro na avenida Nações Unidas.
Mas não são só os eventos empresariais na cidade que influem positivamente no turismo. O fato de Bauru ser pólo educacional e centro de pesquisas na área da saúde também contribuem para que muitas pessoas de outras regiões passem pela cidade. “Um grande motivador é o segmento universitário, com as faculdades, congressos técnicos. Eles movimentam o setor”, diz Sampaio.
Para a presidente do Bauru e Região Convention & Visitors Bureau (BC&VB), Michele Obeid, Bauru já tem estrutura, mas faltam mais eventos para empresários. “Precisamos de mais eventos para a cidade e acredito que a tendência é aumentar. Por isso a Convention está trabalhando para isso”, afirma Obeid.
Opções
Visando principalmente o turismo de negócios, a rede mundial de hotéis Best Western ergueu, em plena avenida Nações Unidas, o Arco Hotel, no ano passado. As redes Ômega e Sem Limites também se instalaram próximas do Bauru Shopping nos últimos cinco anos. Além disso, está em construção outro empreendimento hoteleiro próximo da avenida Getúlio Vargas.
Na avenida Nações Unidas, atrás da Praça da Paz, o Quality Suítes Garden Hotel dispõe de Internet banda larga, mapas de fuga, sacadas em todos os apartamentos, cartões para acesso aos quartos, entre outras modernidades à disposição dos empresários.
Hóspedes estrangeiros também são freqüentes no Obeid Plaza Hotel, que funciona em Bauru há oito anos. Para agradar esta clientela internacional e a demanda crescente de empresários em busca de turismo de negócios, o hotel conta com Internet banda larga, entradas para laptops, academia, sauna, piscina, sala de jogos e até um heliporto.
____________________
História
A partir de 1905, graças ao grande entroncamento ferroviário, Bauru passou a receber comerciantes, principalmente árabe que vendiam produtos. Do ponto de vista do historiador Gabriel Ruiz Pelegrina, naquela época, já configurava-se o turismo de negócios na cidade.