17 de dezembro de 2025
Regional

Schumacher joga bola em Botucatu

Ricardo Santana
| Tempo de leitura: 2 min

Botucatu - A cidade de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) foi visitada ontem pelo piloto alemão de Formula 1, Michael Schumacher, que se descontraiu na fazenda Estância Natália, de Hamilton Policastro, empresário do cantor Daniel.

Schumacher chegou de helicóptero pela manhã. Participou de partidas, almoçou, demonstrou toda sua simpatia e partiu na aeronave por volta das 16h para a Capital. Ele desembarcou no Brasil na terça-feira e só tem compromissos oficiais a partir de hoje, quando concederá uma entrevista coletiva.

Antes de disputar sua última prova na categoria em que coleciona sete títulos, Schumacher aproveitou uma outra paixão: o futebol. Ele participou de partidas de futebol com a família Massa, os irmãos Felipe e Eduardo, os tios José, Luiz e Marcelo, e o empresário Carlinhos Romagnolli.

Schumacher veio a convite de Felipe Massa que mantém residência na cidade e é companheiro do alemão na equipe Ferrari. Também participou dos jogos o empresário de Felipe, Nicolas Todt, filho de Jean Todt. Titonio Massa, pai de Felipe, participou da confraternização apenas observando de fora do campo.

Foram disputadas várias partidas, porém a única coisa de que não se tratou foi de F-1. Na vésperas do início dos treinos livres para o Grande Prêmio Brasil, no domingo (21), em Interlagos, os dois pilotos da Ferrari aproveitaram o clima descontraído proporcionado em Botucatu apenas para a diversão.

“Não se falou em F-1 nas rodinhas de bate-papo”, garantiu um dos convidados para o jogo com Schumacher.

Entretanto, conforme apurou o JC, os pilotos e empresários discutiram detalhes de uma prova de Kart que vai ser realizada no mês de dezembro em Florianópolis, Santa Catarina.

De forma rápida, alguns detalhes foram discutidos sobre a prova Desafio das Estrelas, em que pilotos brasileiros e de outros países irão correr no Kartódromo Internacional dos Ingleses.

Visita ilustre

Michael Schumacher, 37 anos, encerra sua carreira na F-1 levando para última corrida da temporada 2006 uma pequena chance de ser campeão pela oitava vez. No último GP deste ano, justamente no Brasil, depende de uma complexa combinação de resultados. Além de ter que ganhar a corrida, Schumacher torce para que o piloto espanhol Fernando Alonso, da equipe Renault, não pontue, ou seja, não chegue entre os oito primeiros classificados. O piloto alemão soma 116 pontos, dez a menos do que o líder Alonso, que tem 126 pontos e grande chance de conquistar o bicampeonato.

Michael Schumacher finaliza sua carreira em grande estilo, mesmo que não seja campeão em 2006 e ainda que não ganhe a corrida de domingo em Interlagos.

A performance do piloto é invejável. Ele é heptacampeão mundial e recordista absoluto de vitórias. Entre 2000 e 2004, o alemão conquistou cinco títulos consecutivos.

Schumacher iniciou a carreira em 1991 disputando o GP da Bélgica. No ano seguinte, iniciou a trajetória vitoriosa em que soma 92 vitórias, 1.364 pontos e 66 pódios. O brasileiro Felipe Massa não poderia correr em melhor companhia.