O Zoológico Municipal de Bauru lançou ontem uma campanha que tem como objetivo firmar parcerias com a iniciativa privada para auxiliar na manutenção do parque. Denominada “Adote um Animal do Zôo”, a campanha busca captar recursos financeiros através da cessão de espaço publicitário nas placas de identificação dos animais. O zôo recebe cerca de 200 mil visitantes por ano, dos quais aproximadamente 40% são de 55 municípios da região.
O diretor do zoológico, Luiz Pires, explica que a abertura do processo licitatório foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial de Bauru. A participação é aberta a pessoas físicas ou jurídicas.
Ainda segundo Pires, 190 espécies de animais que compõem o acervo do zôo foram divididas em 44 setores diferentes, entre eles o setor dos grandes felinos, setor dos papagaios e setor dos primatas brasileiros.
A adoção poderá ser feita por animal, podendo variar de R$ 20,00 por mês, no caso da adoção de uma coruja, até R$ 300,00 no caso do tigre ou leão. O interessado também poderá adotar o setor completo, o que irá englobar todos os animais ali exibidos, diminuindo o custo por animal.
Atualmente, todos os investimentos referentes a construções, reformas, aquisição de material permanente, medicamentos para uso animal e materiais de consumo em geral são cobertos pela verba do Fundo Municipal de Manutenção e Ampliação do zoológico, composta pela arrecadação da portaria e aluguel do espaço da lanchonete.
Com o lançamento desta campanha, a expectativa é cobrir também grande parte dos custos de alimentação dos animais, estimados em R$ 13 mil por mês. Os recursos do Fundo Municipal de Manutenção e Ampliação do Zoológico não podem ser utilizados para esta finalidade. Outras informações podem ser obtidas através da página da prefeitura www.bauru.sp.gov.br ou diretamente no Zoológico Municipal.